35 anos depois, Arábia Saudita permite a abertura de novos cinemas

  • Juliana Nogueira Santos
  • 11 Dezembro 2017

A proibição, levantada esta segunda-feira. deixou os consumidores de cinemas sauditas presos no sexto episódio da saga Star Wars, em 1983. Agora o Governo quer estimular a economia.

Depois das mulheres ao volante, segue-se o acesso à cultura. O Ministério da Cultura saudita anunciou esta segunda-feira que vai permitir a emissão de novas licenças para a abertura de novas salas de cinema, algo que já não acontecia desde o início da década de 80. As primeiras salas irão entrar em funcionamento em março de 2018.

O levantamento desta proibição, que deixou os consumidores de cinemas sauditas presos no sexto episódio da saga Star Wars, em 1983, tem como principal objetivo “promover as atividades culturais”, ao mesmo tempo que “estimula o crescimento económico e oferece oportunidades de emprego em novas áreas”, aponta, em comunicado, o Ministério.

O Governo saudita estima que, até 2030, a indústria cinematográfica crie mais de 30 mil empregos permanentes e 130 mil temporários, contribuindo com mais de 90 mil milhões de riyals para a economia.

O setor conservador tem visto com maus olhos as mudanças levadas a cabo pelo príncipe Mohammed bin Salman, principalmente aquelas que mexem com as formas não religiosas de entretenimento, como são a música ou o cinema.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

35 anos depois, Arábia Saudita permite a abertura de novos cinemas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião