“Bitcoin vai implodir”. Príncipe da Arábia Saudita compara bitcoin à fraude da Enron

  • ECO
  • 23 Outubro 2017

Al-waleed Bin Talal é um bilionário com experiência em investimentos tecnológicos como o Twitter. Junta-se aos céticos na bitcoin, alertando para uma bolha eminente dada a falta de regulação.

Al-Waleed é um investidor com participações em muitas empresas tecnológicas, mas é cético quanto às moedas digitais, nomeadamente a bitcoin. “Vai implodir um dia”, afirma o príncipe da Arábia Saudita. A falta de regulação fá-lo comparar a ascensão da bitcoin à energética Enron, a empresa americana que conseguiu esconder as suas dívidas até que acabou por falir.

“Eu não acredito na bitcoin. Acho que vai simplesmente implodir um dia. Penso que é uma nova Enron”, disse o príncipe Al-Waleed da Arábia Saudita em entrevista à CNBC. “Simplesmente, não faz sentido. Esta coisa não está regulada, não está sob controlo ou supervisão” de nenhum banco central, observou o bilionário.

Acho que vai simplesmente implodir um dia. Penso que é uma nova Enron.

Príncipe Al-Waleed

Investidor de tecnológicas early-stage

Antes do príncipe Al-Waleed, já outras personalidades do mundo financeiro tinham manifestado a sua descrença relativamente a esta moeda digital. Jamie Dimon, o CEO do JPMorgan Chase, foi um dos últimos. “É uma fraude“, disse, acrescentando que os empregados do banco que considerassem investir neste ativo seriam despedidos por serem “estúpidos”.

"É uma fraude”

Jamie Dimon

CEO JP Morgan

Em Portugal, foi Vítor Constâncio, o vice-presidente do BCE, a demonstrar o ceticismo. “Bitcoin não é uma moeda. É uma forma de especulação“, declarou. Também o Governo chinês se tem demonstrado adverso à transação desta moeda e já proibiu mesmo proibição as ofertas iniciais de moeda no país, no passado mês de setembro.

A bitcoin tem atingido sucessivos recordes. Neste momento está a cotar nos 5.684 dólares, um aumento de cerca de 36% desde o início do mês e de quase 500% desde o início do ano. Chegou a superar a fasquia dos 6.000 dólares, atingindo um recorde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Bitcoin vai implodir”. Príncipe da Arábia Saudita compara bitcoin à fraude da Enron

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião