BTC China deixa de processar transações. Bitcoin afunda mais

A BTC China vai deixar de mediar trocas de bitcoin na China no final deste mês, cedendo às pressões do Governo. Moeda regista maior ciclo de quebras em mais de um ano.

Esta quinta-feira, a BTC China, um dos principais operadores de bitcoin, anunciou que não irá mediar mais transações desta moeda. O anúncio acontece dias após terem sido notícia os planos do banco central chinês para proibir esta atividade no país, depois de ter também proibido as ofertas públicas iniciais de moeda. A moeda virtual soma perdas pela quinta sessão consecutiva — o período mais longo de quedas em mais de um ano.

A BTC China não vai permitir mais transações a partir do final do mês nem aceitar novos registos a partir de agora. De acordo com as declarações à Bloomberg, a decisão foi feita depois de “ponderar cuidadosamente” a proibição das ofertas iniciais de moeda em território chinês, oficializadas a 4 de setembro. Era uma operação usada por muitas empresas como forma de angariação de capital.

No início desta semana, soube-se que o banco central chinês estará a ponderar proibir as transações de bitcoin através destes operadores, deixando as transações diretas como a única opção de circulação da moeda dentro do país. É uma medida que poderá provocar um golpe de cerca de 150 mil milhões de dólares neste mercado. Existem ainda dois outros grandes operadores para além do BTC China: o OKCoin e o Huobi.

A Bitcoin está a cair 8,28% esta quinta-feira, a quebra mais acentuada desde finais de julho. Vale agora 3.575 dólares, quando estava nos 4.880 no dia 1 de setembro. Desde o início do mês, as perdas acumuladas são de mais de 20%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BTC China deixa de processar transações. Bitcoin afunda mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião