Bancos seguem há três meses a reduzir dependência do Banco Central Europeu

  • Juliana Nogueira Santos
  • 12 Dezembro 2017

Em novembro os bancos portugueses financiaram-se em 22,39 mil milhões de euros junto da instituição liderada por Mario Draghi. Este é o valor mais baixo desde dezembro de 2016.

Os bancos portugueses estão cada vez menos dependentes dos financiamentos concedidos pelo Banco Central Europeu (BCE), sendo novembro o terceiro mês consecutivo em que isto acontece. Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal e apontam para uma diminuição de 0,11% face a outubro deste ano.

Assim, em novembro, os bancos portugueses financiaram-se em 22,39 mil milhões de euros junto da instituição liderada por Mario Draghi, comparativamente aos 22,41 mil milhões registados em outubro. Para além disto, estes dados colocam os valores de dependência da banca nacional em mínimos de dezembro de 2016.

Bancos portugueses reduzem volume de financiamento

Fonte: Banco de Portugal

A tendência de redução tem-se registado desde junho de 2012, mês em que a dependência da banca portuguesa atingiu os 60,5 mil milhões de euros. Portugal atravessava fortes dificuldades em se financiar internacionalmente, visto que tinha apresentado o pedido de resgate há pouco mais de um ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos seguem há três meses a reduzir dependência do Banco Central Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião