Zara quer vender 16 lojas. Duas são em Portugal

A subida das compras online justificam a opção do grupo espanhol Inditex. O objetivo será angariar 400 milhões de euros com essa venda de imóveis.

A Zara está à procura de comprador para 16 lojas da marca na Península Ibérica, duas das quais se situam em Portugal, avança a Bloomberg (acesso grátis).

De acordo com a agência de notícias, a Inditex, dona da marca, pretende angariar 400 milhões de euros com esta alienação de imóveis que surge numa ocasião em que as vendas online da retalhista acelera em Espanha. As duas lojas em Portugal serão em Lisboa, avança o Expansión.

Em causa estará uma operação de sale-and-leaseback — alienação de património em que a empresa passa a ser arrendatária — por um prazo de 20 anos, em que o comprador tem a possibilidade de ver o imóvel desocupado no fim dos primeiros cinco anos, segundo uma fonte próxima do processo, que confirmou que estavam envolvidas 14 lojas situadas em Espanha e duas em Portugal.

Fonte oficial da inditex confirmou à Bloomberg a potencial venda e disse que esta se insere no âmbito da homogeneização da sua estratégia de leasing. Quase todas as lojas da gigante retalhista fundada por Amancio Ortega operam em regime de leasing, acrescentou o mesmo responsável que, contudo, não confirmou o preço pretendido.

As receitas da Inditex ascenderam a 11,7 mil milhões de euros na primeira metade deste ano, suportadas pela subida das vendas na internet, uma área em que a retalhista da área do vestuário pretende reforçar a sua aposta.

Notícia atualizada às 14h45 com informação sobre as lojas em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zara quer vender 16 lojas. Duas são em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião