Administração da Autoeuropa e sindicato reúnem-se agora para discutir novos horários
O SITE e a administração da Autoeuropa vão entrar agora numa reunião por causa dos novos horários de produção, decididos e comunicados esta manhã pela empresa.
O SITE, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, e a administração da Autoeuropa vão começar agora uma reunião, adiantou Rogério Silva, ao ECO. Em causa está a decisão da empresa de avançar com os novos horários — que incluem trabalho aos sábados — sem chegar a acordo com a Comissão de Trabalhadores.
Esta terça-feira a Autoeuropa notificou os seus trabalhadores de que a fábrica passará a trabalhar todos os sábados a partir do fim do próximo mês de janeiro. A decisão foi tomada de forma unilateral, depois de tentativas falhadas de chegar a acordo com os trabalhadores.
Conforme explica na carta, a que o ECO teve acesso, a direção da empresa compromete-se a reavaliar a decisão, mas só depois de agosto de 2018.
Entretanto, a empresa impõe o modelo de 17 turnos semanais e a produção ao sábado em dois turnos. “Claramente que vamos refletir no feedback que nos foi dado com o resultado do referendo. Embora tenham sido expressas muitas opiniões diferentes nas várias reuniões, entendemos que a maioria dos colaboradores está comprometida com o cumprimento do programa de produção do próximo ano”, lê-se no comunicado.
Neste modelo que a empresa agora impõe, os sábados são pagos a 100%, equivalente ao trabalho extraordinário, e se forem cumpridos os objetivos acresce 25%. Os novos horários preveem ainda que cada trabalhador terá salvaguardados quatro fins de semana completos de descanso e dois dias consecutivos de folga, a cada dois meses.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Administração da Autoeuropa e sindicato reúnem-se agora para discutir novos horários
{{ noCommentsLabel }}