“Reuniões mais importantes do Eurogrupo não vão ser em Bruxelas”. Vão ser em Lisboa, garante Centeno
O ministro das Finanças e, em breve, presidente do Eurogrupo quer que as principais reuniões entre os responsáveis das finanças da Zona Euro sejam feitas na capital portuguesa.
É uma espécie de descentralização à escala europeia. Mário Centeno quer que as reuniões mais importantes do Eurogrupo — organismo que vai passar a liderar no próximo ano — sejam realizadas em Lisboa. Em entrevista [acesso pago] ao Expresso, o ministro das Finanças português garante que “Lisboa ganhou centralidade neste processo com esta nomeação”. E disse que isso vai ser visível, a começar já pela visita de Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos Económico, que vem a Lisboa debater com Centeno as prioridades do Eurogrupo.
É já na próxima quarta-feira que o comissário socialista chega a Lisboa para falar com Mário Centeno para discutir as prioridades do fórum de ministros das Finanças da zona euro no primeiro semestre de 2018, mas estas visitas deverão começar a ser recorrentes, pelo menos se for feita a vontade de Mário Centeno. “O lugar de presidente do Eurogrupo faz com que Lisboa passe a ser uma das capitais da Europa”, disse o ministro este sábado ao semanário.
Centeno vê a sua eleição como uma oportunidade para colocar Portugal no mapa da influência da União Europeia. “Se não quisermos embandeirar em arco, vamos ter muita gente a visitar Lisboa porque o presidente do Eurogrupo é ministro das Finanças de Portugal“, assinalou, referindo que as suas reuniões “mais importantes” não vão acontecer em Bruxelas, local onde habitualmente reúne o Eurogrupo em antecipação do Ecofin, a reunião formal dos ministros das Finanças da UE.
"O lugar de presidente do Eurogrupo faz com que Lisboa passe a ser uma das capitais da Europa.”
“[As reuniões] vão ser em Lisboa quando receber colegas e outros intervenientes neste processo e isso vai ser visível a muito breve trecho quando outros colegas e outras individualidades europeias visitarem Lisboa para se encontrar com o presidente do Eurogrupo“, afirmou Mário Centeno, destacando a “grande satisfação pessoal” e para a sua equipa da nomeação.
Estes encontros devem intensificar-se no início do próximo ano uma vez que a Zona Euro vai estar a debater na primeira metade de 2018 até à cimeira de junho onde se espera que sejam aprovadas medidas de aprofundamento económico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Reuniões mais importantes do Eurogrupo não vão ser em Bruxelas”. Vão ser em Lisboa, garante Centeno
{{ noCommentsLabel }}