Fenprof responde a PowerPoint do Governo slide a slide
A informação divulgada pelo Governo num PowerPoint sobre o custo das progressões é "propaganda" e "demagógica", acusa o sindicato dos professores, apresentando, slide a slide, os pontos de discórdia.
O Governo divulgou esta terça-feira uma apresentação PowerPoint com dados sobre as progressões dos professores que a Fenprof decidiu contestar através de um comunicado em que refuta certos números que surgem em determinados slides.
A apresentação do Governo parecia querer alertar para o grande custo de descongelar a carreira dos professores, devido à sua progressão relativamente mais rápida para escalões remuneratórios altos: a apresentação assinala que, em 2021, cerca de 23% do total de professores nos quadros estarão nos dois últimos escalões. A Fenprof responde a este ponto, por exemplo, dizendo que “este documento vem ainda confirmar que o Governo poderia reduzir em muito o custo com recursos humanos na Educação. Se, em 2021, 23% dos docentes terão atingido os mais elevados níveis da carreira, isso traduz o envelhecimento do corpo docente, problema que, a ser resolvido, através da aprovação de um regime específico de aposentação para os docentes, terá impacto positivo na vida das escolas, mas também o terá no plano financeiro“.
As críticas da Fenprof foram duras: “Do Governo, exige-se rigor na divulgação de números como estes que são postos a circular. Não o tem, e cremos que não por incompetência dos seus técnicos, mas sim por falta de seriedade dos seus políticos, o que se lamenta profundamente”. Veja abaixo os slides contestados pela Fenprof, e leia nas legendas as críticas do sindicato.
A Fenprof decidiu dar relevo a um outro pormenor. Segundo o sindicato, o Ministério da Educação “omite” aquilo que “os docentes perderam em apenas sete anos: mais de 8.000 milhões de euros”, devido aos cortes salariais e outras medidas de austeridade que visaram este grupo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fenprof responde a PowerPoint do Governo slide a slide
{{ noCommentsLabel }}