Direto Santa Casa e Montepio: Costa diz que auditoria não está concluída e não há decisão

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 20 Dezembro 2017

A abertura do debate esteve a cargo do Bloco de Esquerda, que abordou a situação dos CTT. Santa Casa e Montepio, salário mínimo e caso Raríssimas também marcaram o dia.

CTT, salário mínimo, Raríssimas e a eventual entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no Montepio foram os temas que dominaram o último debate quinzenal do ano.

Em resposta ao PSD, e referindo-se à ligação entre Santa Casa e Montepio, António Costa frisou que “até ao dia de hoje, a auditoria continua a não estar concluída” e também não está “tomada nenhuma decisão”. E notou que o tema surgiu depois de a Santa Casa ter mostrado interesse em participar no sistema financeiro, dirigindo-se a Assunção Cristas.

O Primeiro-Ministro também afastou uma eventual nacionalização dos CTT, o tema que abriu o debate pela mão do Bloco de Esquerda. Ainda em resposta ao PSD, o Primeiro-Ministro salientou que “não é intenção do Governo” avançar por essa via, até porque, estando em causa uma entidade pública sob concessão, não haveria lugar a nacionalização, “havia quando muito lugar a resgate da concessão”. “A questão do resgate por-se-á ou não nos termos do contrato e nos termos da avaliação que cabe em primeiro lugar à ANACOM”, frisou o governante.

O aumento do salário mínimo para 580 euros em 2018 — sem acordo dos parceiros sociais — também esteve presente, bem como o caso Raríssimas, que já levou o ministro Vieira da Silva ao Parlamento. Costa defendeu o ministro do Trabalho perante os ataques da oposição, dizendo que o governante não violou o código da conduta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santa Casa e Montepio: Costa diz que auditoria não está concluída e não há decisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião