Apple processada por abrandar desempenho dos iPhones mais antigos
O processo exige que os donos de iPhones anteriores ao modelo 8 nos EUA sejam compensados não só pelas despesas, mas também por terem pago demasiado por um produto com defeito.
A Apple enfrenta, em território norte-americano, dois processos judiciais por ter deliberadamente abrandado o desempenho dos seus smartphones mais antigos para prevenir que estes se desliguem inesperadamente. Os clientes argumentam que esta operação foi feita sem o consentimento dos próprios.
Os processos, apresentados nos estados da Califórnia e do Illinois, apontam que as atualizações foram desenhadas de forma a que os aparelhos ficassem mais lentos, “forçando os donos de iPhone a comprar os modelos mais novos oferecidos pela Apple”. Os clientes exigem assim indemnizações pela substituição dos antigos aparelhos, pela perda de valor, a compra de novas baterias e todas as perdas associadas à desvalorização destes.
E por considerarem que a marca não cumpriu com as obrigações, os processos apontam para que todos os donos de iPhones anteriores ao modelo 8 nos EUA sejam compensados por terem pago demasiado por um produto com defeito, visto que estes pagaram demasiado por aquilo que receberam.
O assunto ocupou os tópicos das redes sociais quando, no Reddit, um utilizador afirmou que a forma de acelerar o desempenho de um iPhone mais antigo é substituir a bateria. Aí começou uma discussão à escala global acerca das motivações da marca criada por Steve Jobs, com muitos a revoltarem-se contra este negócio que quer que os clientes renovem o telemóvel a cada edição que passa.
Após linhas e linhas de texto escrito, a Geekbench, uma plataforma de análise tecnológica, confirmou as suspeitas e a Apple não teve outra opção senão admitir que era intencional. Em declarações oficiais aos meios de comunicação, a tecnológica justificou que, para prevenir encerramentos inoportunos e perda de dados, vai reduzindo a velocidade de desempenho dos seus dispositivo à medida que a saúde da bateria se deteriora.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apple processada por abrandar desempenho dos iPhones mais antigos
{{ noCommentsLabel }}