Apple pode valer um bilião já no próximo ano

  • ECO
  • 16 Novembro 2017

Lançamento do iPhone X, utilizadores que têm de atualizar os seus equipamentos e renascimento da Apple na China devem colocar multinacional tecnológica na marca do bilião de dólares.

Todas as estrelas estão alinhadas para que a empresa liderada por Tim Cook atinja, nos próximos 12 meses, a marca do bilião de dólares. O lançamento do iPhone X, o número de utilizadores que precisam de atualizar os seus equipamentos e o renascimento da multinacional da maçã na China deverão colocar a Apple nesse novo patamar. A previsão é de Daniel Ives, analista da GBH Insights.

Atualmente, o valor total (isto é, o montante resultante da soma de todas as ações em circulação) da empresa fundada por Steve Jobs é 868 mil milhões de dólares, com cada ação a valer 171 dólares. Segundo a nota enviada pelo analista, esta quinta-feira, à CNBC, em 2018, os títulos da Apple podem chegar aos 230 dólares, o que representaria uma valorização de 35% que colocaria a capitalização bolsista acima do bilião de dólares.

Daniel Ives prevê que sejam vendidos 258 milhões de iPhones 8, 8 Plus e X, até ao final de setembro do próximo ano, derrubando o recorde anterior de 231 milhões de unidades em 2015 (com o iPhone 6). Além disso, o analista realça que há mais de 350 milhões de utilizadores que detém produtos com dois anos. Desses, uma porção considerável precisa, portanto, de ser atualizada.

Não é, contudo, nem no novo lançamento nem na substituição de equipamentos que se esconde o fim do arco-íris (e, consequentemente, o pote de ouro). A área onde a margem para crescer é maior é a dos serviços (como a Apple Music). Com o aumento da base de utilizadores, estes recursos podem gerar receitas na ordem dos 50 mil milhões de dólares, em 2020 (no último trimestre, por exemplo, esta área de negócio trouxe à multinacional 8,5 mil milhões de dólares).

A somar a todos estes catalisadores, está o renascimento da Apple na China com o lançamento do iPhone X. Nos últimos 18 meses, a empresa de tecnologia norte-americana tem enfrentado alguns obstáculos, no maior mercado de smartphones do mundo, que deverá ser resolvido com este novo equipamento. Ives termina, estimando que 100 milhões de pessoas usem produtos da Apple, nesse país. Destas, metade terão de atualizar os seus telemóveis, nos próximos 12 a 18 meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple pode valer um bilião já no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião