Macron morde a maçã e recebe Tim Cook para discutir impostos

  • ECO
  • 9 Outubro 2017

Tim Cook e Emmanuel Macron encontram-se, esta segunda-feira, em Paris. Alterações fiscais para gigantes da tecnogia deve ser uma das prioridades da agenda.

O líder executivo da famosa multinacional da maçã anda por França. Tim Cook, que já passou pelo cemitério da Normandia e já visitou algumas empresas, como a Eldim — cujo trabalho na área da tecnologia ótica permitiu à Apple substituir o sensor de impressões digitais por reconhecimento facial, no ato de desbloquear o telemóvel — vai ser recebido, esta segunda-feira, por Emmanuel Macron. Recentemente, o Presidente francês tem insistido no aumento da carga fiscal para empresas de tecnologia como a própria Apple.

Tim Cook está em Paris e deverá discutir com o líder francês o modo como as gigantes da tecnologia agem, fiscalmente, no continente Europeu. Macron, suportado por países como a Alemanha e Portugal, já propôs a substituição da taxação de acordo com o lucro pela adaptação da carga fiscal ao volume de negócios de cada empresa.

O Presidente francês e a sua equipa ministerial têm reforçado a defesa de que empresas como a Apple, a Amazon e o Facebook precisam de mudar os seus hábitos fiscais, reporta a Bloomberg. No mês passado, na Estónia, Macron considerou mesmo que estas gigantes não contribuem para o bem comum.

Na última semana, a Comissão Europeia apresentou queixa no Tribunal Europeu de Justiça contra a Irlanda por não ter cobrado à Apple os 13 mil milhões de euros em benefícios fiscais consideradas ilegais, como determinado há mais de um ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron morde a maçã e recebe Tim Cook para discutir impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião