Tim Cook é recompensado: sucesso da Apple dá-lhe 74 milhões de euros

A performance da Apple em bolsa deu ao CEO um prémio de 560.000 ações -- o equivalente a 74 milhões de euros.

A Apple superou pelo menos dois terços das empresas cotadas num dos principais índices bolsistas de Wall Street, o S&P 500. Esta performance, que se tem mantido nos últimos três anos, valeu a Tim Cook um prémio de 560.000 ações — o equivalente a 74 milhões de euros tendo em conta a avaliação da empresa no fecho da passada quinta-feira.

As 560.000 ações são o prémio máximo permitido pelo programa de compensações da gigante tecnológica — e foi exatamente este o número que Tim Cook recebeu. Metade destas estão ligadas ao desempenho da empresa. Tim Cook disse em 2015 que pretende doar a maior parte da sua fortuna para causas solidárias.

Em 2013, o atual CEO da Apple pediu que um terço das ações que recebeu quando substituiu Steve Jobs estivessem ligadas à performance da empresa, isto em comparação com restantes cotadas do índice S&P 500.

O valor das ações da Apple bateu recorde depois da divulgação dos resultados relativos ao terceiro trimestre do ano fiscal da empresa. Entre dividendos e valorização em bolsa, a Apple ofereceu retornos de 71% aos investidores nos três anos que terminam a 24 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tim Cook é recompensado: sucesso da Apple dá-lhe 74 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião