Vieira da Silva transmitiu “intenção do Governo” de que Santa Casa entrasse no Montepio
Ministro transmitiu a Santana Lopes a "intenção do Governo em que a SCML participe no processo de reestruturação do Montepio Geral", de acordo com uma ata de uma reunião da direção da Santa Casa.
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, manifestou junto de Pedro Santana Lopes, quando este ainda era provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a “intenção do Governo” de que a instituição de solidariedade entrasse no capital do Montepio Geral. A notícia é avançada, este sábado, pelo Expresso (acesso pago), que cita uma ata de uma reunião extraordinária da direção da SCML.
“Na última reunião havida com a tutela foi transmitida por Sua Excelência o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, dr. José Vieira da Silva, a intenção do Governo em que a SCML participe no processo de reestruturação do Montepio Geral“, pode ler-se na ata, datada de 31 de março de 2017, citada pelo Expresso.
Foi esta manifestação da parte de Vieira da Silva que levou Santana Lopes a decidir fazer “uma análise exaustiva deste processo, com recurso a especialistas na matéria”.
O semanário escreve ainda, citando fontes próximas do processo, que, ao longo das negociações com Santana Lopes e Edmundo Martinho, então vice-provedor e agora provedor da SCML, Vieira da Silva foi quem, do lado do Governo, mais incentivou a entrada da instituição no Montepio.
Recorde-se que, quando a possibilidade de a Santa Casa participar no processo de reestruturação do Montepio começou a ser falada, o então provedor Santana Lopes mostrou sempre pouco interesse nessa operação. “Para ser só uma entrada da Santa Casa e de algumas outras misericórdias no Montepio acho muito pouco aliciante, muito pouco aliciante, ou nada mesmo“, disse, em junho, em entrevista ao Público (acesso condicionado). E garantia: “ninguém me leva para onde eu não quero ir”.
Este mês, já depois de ter abandonado o cargo de provedor da Santa Casa e agora candidato à liderança do PSD (e ao lugar de primeiro-ministro), Santana Lopes mudou de discurso e admitiu que a Santa Casa recebeu um pedido do Governo e do Banco de Portugal para entrar no capital do Montepio.
Vieira da Silva, por seu lado, desmente que tenha havido intervenção do Governo. “Não fiz pressão sobre ninguém” e “o Governo não fez pressão sobre ninguém”, garantiu esta semana.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vieira da Silva transmitiu “intenção do Governo” de que Santa Casa entrasse no Montepio
{{ noCommentsLabel }}