Facebook quer acabar com publicações que pedem “likes” ou partilhas

O Facebook começou na semana passada a penalizar as páginas ou perfis que façam publicações a pedir "likes" ou partilhas, através da redução da visibilidade para com os utilizadores.

O Facebook vai tomar medidas em relação àquelas publicações “pedinchonas” que invadem os feeds dos utilizadores a pedir likes ou partilhas. Após receber várias queixas por insatisfação, a empresa deu início na semana passada a um processo de penalização às páginas ou perfis que continuem com essas publicações.

Provavelmente já se deparou com várias publicações que o convidam diretamente a colocar um like ou a partilhar determinada foto: “Partilha esta imagem se és contra a morte dos animais”, “Like se gostas de usar batons escuros”, “Comenta ‘Amén’ se tens pena deste menino doente”, “Põe ‘gosto’ se és fã do Messi ou partilha se preferes o Cristiano Ronaldo”... Estas são algumas das milhares de publicações que invadem os feeds dos utilizadores, e das quais esses mesmos estão fartos.

Algumas delas são criadas por empresas que têm como objetivo alcançar o maior número de pessoas possível, sendo depois recompensadas pela rede social que lhes dá maior visibilidade. Então, no passado dia 18 de dezembro, a empresa avançou com um processo de penalização a todas as empresas e pessoas que continuem a partilhar esse tipo de conteúdos, reduzindo a visibilidade dessas páginas/perfis para com os utilizadores.

Após receber várias queixas, a empresa de Mark Zuckerberg decidiu agir e acabar de vez com estes apelos descarados. “As pessoas disseram-nos que não gostam desse tipo de postagens com spam no Facebook, que as levam a comentar, partilhar, dar like e outras ações”, escreveu a rede social no seu blog.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook quer acabar com publicações que pedem “likes” ou partilhas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião