Rio pronto para apoiar Governo minoritário do PS. Santana não

  • ECO
  • 8 Janeiro 2018

Ao contrário de Santana Lopes, que sublinha que "não fará acordos de Governo com o PS", Rui Rio admite apoiar qualquer Governo minoritário que saia das eleições de 2019.

A uma semana das eleições diretas do partido social-democrata, Rui Rio admite apoiar um Governo minoritário do PS, após as eleições de 2019. “Aquilo que me parece mais razoável é nós estarmos dispostos para, a nível parlamentar, suportar um Governo minoritário, seja ele qual for, neste caso o do PS”, sublinhou o candidato à liderança dos laranjas, em entrevista ao Público e à Renascença. No domingo, Pedro Santana Lopes, que também está na corrida ao cargo referido, esclareceu, por outro lado, que “não fará acordos de Governo com o PS”.

Ainda que disposto a suportar um Governo da oposição, o atual presidente da Câmara do Porto deixa um nota ao partido socialista: “[Apoiar qualquer governo minoritário] é aquilo que o PS deveria ter feito, suportar de forma crítica naturalmente, mas deixar passar e governar o partido mais votado“.

Já sobre a presidência de Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio faz um balanço positivo, mas diz que preferia que tivesse “mais recato”. O candidato à liderança do PSD afasta a possibilidade de ser conseguido o consenso sobre a descentralização pedido pelo Presidente da República e defende que será “muito difícil” fazer acordos sobre reformas estruturais até 2019.

Além disto, o social-democrata recusa revelar se mantém ou não a confiança no atual líder parlamentar. “Esta campanha é demasiado absorvente para pensar num problema que posso nem ter, se não ganhar”, realça. Ainda sobre a Assembleia da República e caso vença as eleições diretas, Rio diz não considerar uma desvantagem o PSD ter um líder que não está presente no Parlamento. Em matéria de reforma do sistema político, defende ainda a redução do número de deputados, deixando a ressalva de esse cenário só poderá ser concretizado se respeitar o pluralismo democrático.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio pronto para apoiar Governo minoritário do PS. Santana não

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião