Vera Pinto Pereira sai da Fox ibérica para a administração da EDP

Na nova equipa executiva da EDP, há um nome que surpreende: Vera Pinto Pereira, managing diretor da Fox na Península Ibérica. Da televisão para a energia, é o único nome externo à EDP.

António Mexia vai renovar o seu mandato como presidente executivo da EDP, Luís Amado será o chairman, mas as mudanças na equipa são limitadas para o triénio 2018/2020. Sai Nuno Alves, o histórico administrador-financeiro, e entra um único nome fora do universo EDP. É mulher e vem do mundo da televisão. Vera Pinto Pereira vai ser administradora da elétrica, e sai da função de managing diretor da Fox Network Group e National Geographic Partners na Península Ibérica.

Vera Pinto Pereira já estava no negócio da televisão antes de entrar na Fox no início de 2014. Antes, era diretora de conteúdos do Meo e foi uma das responsáveis pelo lançamento da plataforma da antiga PT, agora Altice Portugal. Agora, será uma das duas mulheres na administração executiva da EDP, a ser aprovada na assembleia geral da empresa, no dia 5 de abril. A lista proposta por alguns dos principais acionistas, como a China Three Gorges, foi conhecida logo nos primeiros minutos desta terça-feira em comunicado enviado ao mercado.

Estas alterações decorrem do facto de o mandato dos atuais membros do conselho de administração executivo da EDP ter terminado a 31 de dezembro e por isso é necessário eleger novos elementos. O conselho conta com nove elementos, sendo que Manso Neto continua a ser proposto para números dois de António Mexia, mas passa a haver uma presença feminina no board: Maria Teresa Isabel Pereira e Vera Pinto Pereira. Esta é uma novidade, tendo em conta que no anterior conselho de administração não havia mulheres, mas a elétrica tenta assim responder às exigências em termos de quotas de género que se impõem às empresas cotadas, ou seja, tem de haver 20% de mulheres.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vera Pinto Pereira sai da Fox ibérica para a administração da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião