GoPro à caça de oportunidades para manter a aventura

A conhecida marca de câmaras de ação, GoPro, está aberta a propostas de compra, numa altura em que os produtos, salários e empregos se precipitam em queda livre.

A GoPro já registou inúmeras peripécias nas mãos dos clientes, mas precisa agora de um novo empurrão para o negócio. O JP Morgan já está à procura de investidores interessados nesta nova aventura, embora a GoPro não se assuma ativa nesta demanda. Isto numa altura em que a marca tem perdido terreno no mercado dos drones, já dispensou 20% dos trabalhadores e o CEO reduziu o próprio salário a um dólar por ano.

Fonte: GoPro, página oficial de Facebook

A situação financeira da GoPro está longe do colorido das imagens a que a marca habituou o público. Esta segunda-feira as ações afundaram 33% para um mínimo histórico de 5,04 dólares. Também as perspetivas das receitas para o quarto trimestre acabaram por desiludir, com uma revisão em baixa, dada a fraca procura que se espera na época de férias.

A negociação recuperou ligeiramente com as perspetivas de venda, para a qual a marca conta com a ajuda do JPMorgan. “Nós sempre fomos claros: estamos abertos a qualquer oportunidade que nos ajude a crescer. O JPMorgan é o nosso banco, mas não há um envolvimento ativo na venda. Se a oportunidade certa aparecer, iremos considerá-la”, comunicou a GoPro à Reuters.

A empresa está a passar por uma fase de mudança. Após o despedimento de 20% dos trabalhadores, esta segunda-feira foi anunciado que um dos atuais CEO, Charles CJ Prober, e o vice-presidente de desenvolvimento de negócio, estão de saída: o primeiro em fevereiro, o segundo em março ou abril. Nicholas Woodman, o fundador e também CEO da GoPro, mantém-se — mas com o salário anual de um dólar, avançou a CNN.

A marca, conhecida pelas câmaras de ação, entrou no mercado dos drones para logo perder altitude com o peso da regulamentação. Prevê-se que as regras apertem tanto nos EUA como na Europa. O modelo Karma, o segundo mais vendido na sua gama de preços, só vai durar até esgotar o atual inventário. Chegado a este ponto, a GoPro desistirá do negócios dos robôs voadores.

Os preços das câmaras são outro ponto que “está tremido”. O preço do modelo mais recente, a Hero 6, desceu esta semana de 499 para 399 dólares. Isto significa uma quebra nas receitas de 80 milhões de dólares, mas é justificado pela fraca procura.

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