Diamante considerado um dos maiores do mundo encontrado no Lesoto
O Lesoto é considerado um dos países mais pobres do mundo, mas foi lá que foi descoberto um diamante de grande qualidade. A empresa responsável diz que pode ser um dos melhores no mundo.
A empresa britânica Gem Diamonds anunciou hoje a descoberta, no Lesoto, de um diamante de “excecional qualidade” com 910 quilates, sendo esta a quinta gema maior do mundo, de acordo com o que informou a empresa num comunicado.
A pedra, que ainda não foi batizada, é Type Ila, uma categoria outorgada apenas a cerca de 2% dos diamantes, por ter uma extraordinária pureza e uma grande transparência ótica. A sua cor é “D”, totalmente incolor, o maior grau neste campo, porque é muito pouco frequente.
O diamante foi encontrado na mina Letseng, no Lesoto, uma das que produz os diamantes mais valiosos do mundo. O Lesoto é um pequeno reino encravado na África do Sul e considerado um dos países mais pobres do mundo.
Segundo a nota, a Gem Diamonds considera que esta pedra é a quinta gema de “maior qualidade” encontrada no mundo. Na classificação histórica continua a liderar o diamante “Cullinan”, uma pedra também descoberta na África do Sul, com 3.016 quilates.
O “Cullinan” faz parte das joias da coroa do Reino Unido e foi extraído na população sul-africana de Cullinan, em 1905.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Diamante considerado um dos maiores do mundo encontrado no Lesoto
{{ noCommentsLabel }}