Nem um terço da população em Portugal usa banca online

Portugal está na cauda da Europa no que toca à utilização dos serviços bancários na internet. Em países como a Dinamarca, Holanda, Finlândia, Suécia ou Estónia, onde quase a toda a população usa.

O ano passado, 51% dos europeus usou a banca online. A percentagem de população a utilizar os serviços bancários na internet tem vindo sempre a crescer, tendo duplicado desde 2007. Contudo, os dados divulgados pelo Eurostat esta segunda-feira mostram que Portugal tem ficado para trás: apesar de cada vez mais portugueses utilizaram a banca online, só 31% o fez em 2017, 20 pontos percentuais abaixo da média europeia.

Uso da banca online em Portugal de 2007 a 2017

Fonte: Eurostat. Percentagem da população portuguesa que usou banca online.

Não há dúvidas de que o uso em Portugal tem aumentado, mais do que duplicando em dez anos, mas — como noutros indicadores –, os portugueses continuam abaixo da média europeia. Portugal é o quinto país da União Europeia que menos utiliza banca online, em percentagem da população, apenas superado pelo Chipre, Grécia, Roménia e Bulgária. Em Espanha, por exemplo, a utilização está nos 46%.

Do lado oposto, o destaque vai para os países nórdicos onde quase toda a população já faz uso dos serviços bancários através da internet. Países como a Dinamarca (90%), Holanda (89%), Finlândia (87%), Suécia (86%) ou Estónia (79%) lideram este indicador, sendo que em 2007 já registavam uma utilização de banca online em percentagem da população superior à que Portugal regista agora em 2017.

O Eurostat revela ainda que a banca online é principalmente usada pela faixa etária entre os 25 e os 34 anos onde a percentagem de utilização chega aos 68% no total da Europa.

Além disso, as estatísticas mostram que o uso tende a aumentar em linha com o nível de educação do utilizador. Os valores contrastam: apenas 24% dos indivíduos com baixos níveis de escolaridade usam o e-banking, mas nos indivíduos com elevados níveis de escolaridade essa percentagem sobe para os 77%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nem um terço da população em Portugal usa banca online

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião