Benfica é o clube mais lucrativo entre os campeões das ligas europeias

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 16 Janeiro 2018

Estudo da KPMG compara o desempenho financeiro dos campeões nacionais de 12 ligas europeias. Lucro de 44,5 milhões de euros coloca o Benfica na dianteira.

Entre os campeões nacionais de 12 ligas europeias, o Benfica é o mais lucrativo, superando clubes como o Real Madrid ou Chelsea. A conclusão é do estudo da KPMG “The European Champions Report”.

Nesta segunda edição, a consultora compara o desempenho financeiro dos campeões nacionais de 12 ligas europeias — AS Monaco FC, Beşiktaş JK, Celtic FC, Chelsea FC, FC Basel 1893, FC Bayern München, FC Spartak Moscou, FC Viitorul Constanţa, Feyenoord Roterdão, Juventus FC, Real Madrid CF e SL Benfica.

Ainda que todos os clubes analisados tenham aumentado as receitas operacionais, o lucro de 44,5 milhões de euros coloca o Benfica na dianteira. “O vencedor da Liga portuguesa — SL Benfica — conseguiu mesmo duplicar os lucros depois de impostos, registando um valor de 45 milhões de euros, sendo que na época 2015/2016 apresentou lucros depois de impostos no valor de 20 milhões”, avança a KPMG em comunicado.

De acordo com o estudo, “em larga medida” os lucros dos encarnados “devem-se à compra e venda de jogadores, destacando-se as transferências de Victor Lindelöf para o Manchester United”, com um lucro líquido de 23 milhões de euros, e de Gonçalo Guedes para o Paris Saint Germain (26 milhões de euros). O clube contou com um crescimento anual de 2% nas receitas operacionais e está, como outros, “bastante dependente das receitas das competições da UEFA”, nota ainda o estudo.

Aliás, “cinco clubes apresentam uma dependência significativa da distribuição financeira da UEFA, com esta a representar mais de 25% das receitas operacionais: AS Monaco FC (45%), Celtic FC (30%), Beşiktaş JK (28%), Juventus FC (27%) e FC Basel 1893 (26%)”.

Destaque ainda para o Real Madrid CF, que regista as maiores receitas operacionais (excluindo receitas de negociação de jogadores e outras atividades extraordinárias), no valor de 671 milhões de euros. No entanto, o clube fica “ligeiramente atrás” do Manchester United FC, excluído do estudo por não ter sido campeão no seu país.

A seguir ao Real Madrid, surge o Bayern München, com 588 milhões de euros “apesar da estagnação das suas receitas, em resultado de não ter participado nas meias-finais da Liga dos Campeões pela primeira vez em seis anos”, frisa o comunicado.

Já o AS Monaco FC, com 144 milhões de euros, conta com o maior crescimento anual, na ordem dos 86%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica é o clube mais lucrativo entre os campeões das ligas europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião