Wall Street abre em terreno positivo à espera da paralisação do Governo

  • Juliana Nogueira Santos
  • 19 Janeiro 2018

Ainda que se tema uma paralisação, os principais índices norte-americanos iniciaram a sessão desta quinta-feira em terreno positivo.

Os principais índices norte-americanos iniciaram a sessão desta quinta-feira em terreno positivo, ainda que esteja pendente a gestão que será feita em Washington para evitar uma paralisação parcial das operações do Governo federal.

O índice Dow Jones abriu a valorizar 0,01% para 26.020,54 pontos, enquanto o Nasdaq, que agrupa os mais importantes grupos tecnológicos, subia 0,24% para 7.313,58 pontos. O índice alargado S&P 500 somava 0,20% para 2.803,62 pontos.

Em destaque seguem as ações da Amazon, que valorizam mais de 1% para 1.304,60 dólares, após a empresa ter anunciado um aumento dos preços das mensalidades dos seus serviços de entrega, e as da Nike, que avançam 2% para os 64,21 euros depois de verem o seu outlook revisto em alta.

Wall Street espera assim pela decisão que tem de ser tomada em Washington até à meia-noite desta sexta-feira para conseguir aprovar um orçamento provisório até meados de fevereiro de forma a evitar um encerramento parcial do Governo a partir da meia-noite. Este foi apresentado pelos republicanos como a solução ao impasse que existe na produção do orçamento final para 2018, atrasado quatro meses.

O projeto de financiamento temporariamente já foi aprovado pela Câmara dos Representantes, mas agora terá de ser votado pelo Senado, onde os republicanos têm dificuldade em conseguir os 60 votos necessários. Para além dos votos dos conservadores, são precisos 12 votos dos democratas.

Ainda assim, o impacto nos mercados não é assim tão forte. “Naturalmente há preocupações. O Congresso tem um acordo e o Senado poderá ter um problema. Mas os investidores estão a apostar que alguma coisa boa vai ser feita para evitar o shutdown“, apontou Andre Bakhos, analista da New Vines Capital, à Reuters.

Uma análise história diz que, nas 18 paralisações anteriores, os índices caíram uma média de 0,6%. No entanto, a volatilidade dos mercados aumenta significativamente, fazendo transparecer a incerteza dos investidores em relação à incerteza que também se vive em Washington.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre em terreno positivo à espera da paralisação do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião