Tem ideias para empreender no setor das energias limpas? Este programa é para si

  • ECO
  • 22 Janeiro 2018

As candidaturas para o Cleantech Camp estão abertas até 18 de fevereiro. Se tem uma startup ou ideia de negócio focada no setor das energias limpas, este programa é para si.

Estão oficialmente abertas as candidaturas para a terceira edição do Cleantech Camp, um programa de aceleração de pequenas empresas e ideias de negócio focadas no setor das energias limpas. Os interessados (doutorados, investigadores ou profissionais) têm até 18 de fevereiro para responderem à convocatória e participarem nesta iniciativa promovida pela InnoEnergy, Gas Natural Fenosa, agência Barcelona Activa, Câmara Municipal do Porto e UPTEC, através da da ScaleUp Porto.

Grande vencedor do programa conquista 20 mil euros.CleanTech Camp

“Usámos a nossa experiência e tudo o que aprendemos para desenhar um programa que contém formação e sessões de trabalho necessárias para que qualquer empreendedor possa validar e lançar um novo produto ou serviço no mercado“, explicou, em comunicado, Joseph-Miquel Torregosa, da InnoEnergy Iberia.

Este ano, procuram-se soluções para os desafios da automação e controlo de redes de distribuição energética, da geração distribuída e autoconsumo, das infraestruturas para mobilidade sustentável, bem como da realidade virtual e aumentada para infraestruturas energéticas.

De todos os projetos apresentados, 15 serão escolhidos, sendo o objetivo final validar com o mercado as ideias de negócio e criar estratégias adequadas de implementação e lançamento. Desta dezena e meia de participantes, os três melhores receberão uma contribuição financeira, apoio à aceleração e suporte ao crescimento empresarial.

O grande vencedor receberá 20 mil euros, e os projetos que conquistem o segundo e terceiro lugares receberão, respetivamente, 10 mil euros e cinco mil euros. Além disso, os projetos com maior potencial beneficiarão do suporte para o crescimento e consolidação com contributos em serviços no valor de 15 mil euros.

Nas edições anteriores, o programa passou-se entre a capital portuguesa e Barcelona, mas desta vez o Porto também dá um ar da sua graça. Os participantes vão ter, assim, acesso a um espaço na agência Barcelona Activa e no UPTEC, bem como ao Innovation Hub da Gas Natural Fenosa, onde serão realizados workshops. Os custos das deslocações ficarão a cargo da organização.

Os participantes do Cleantech Camp passam também a estar automaticamente elegíveis para o programa de investimento da InnoEnergy, tendo a possibilidade de aceder a um investimento avaliado em 500.000 euros, em diferentes fases.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem ideias para empreender no setor das energias limpas? Este programa é para si

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião