Guindos diz que Espanha apresenta candidatura ao BCE até 7 de fevereiro

  • Lusa
  • 22 Janeiro 2018

O ministro da economia espanhol, Luis de Guindos, disse que o novo candidato à vice-presidência do BCE vai ser apresentado até dia 7 de fevereiro.

O ministro da Economia espanhol afirmou esta segunda-feira que Madrid apresenta o seu candidato à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE) antes de 7 de fevereiro, quando deve terminar o prazo para as candidaturas à sucessão de Vítor Constâncio.

Luis de Guindos, que falava aos jornalistas à entrada para a reunião do Eurogrupo em Bruxelas, não adiantou se vai ser o candidato. “Parece-me que o prazo acaba a 7 de fevereiro, temos aproximadamente 15 ou 20 dias e vão saber [quem é o candidato] quando a Espanha apresentar a candidatura”, disse antes do início da reunião de ministros da Economia e Finanças da zona euro. Os ministros do Eurogrupo devem abrir esta segunda-feira o período para a apresentação de candidatos à substituição de Constâncio.

Questionado sobre a posição do Parlamento Europeu que defende que o Eurogrupo deve assegurar o equilíbrio de géneros entre candidatos, o ministro afirmou que esse fator “é importantíssimo” e considerou que há possibilidade de um aumento da presença feminina no BCE. “No próximo ano e meio parece-me que há que renovar cinco cargos na comissão executiva do BCE e existem hipóteses de entrarem mulheres, o que é uma questão fundamental“, indicou.

O ministro espanhol afirmou que não sabe se outros países da zona euro vão apresentar candidatos à vice-presidência do BCE, mas mostrou-se convencido de que o cargo será para Espanha. “Tenho uma enorme confiança na candidatura espanhola será a que tem melhores condições para alcançar essa posição“, afirmou citado pela agência Efe, acrescentando que o Governo espanhol sabe os apoios com que conta entre os parceiros da zona euro.

O Eurogrupo deverá fixar esta segunda-feira o calendário para a substituição de Constâncio, cujo mandato termina a 31 de maio. O objetivo é que na reunião de 19 de fevereiro próximo os ministros conheçam os candidatos e possam designar um nome que será analisado pelos líderes dos países da União Europeia (UE) na cimeira de 22 de março. O novo vice-presidente do BCE vai assumir o cargo no dia 1 de junho por um período de oito anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guindos diz que Espanha apresenta candidatura ao BCE até 7 de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião