Com Centeno no Eurogrupo, Espanha vai apresentar candidato para o lugar de Constâncio no BCE

  • Lusa e ECO
  • 15 Dezembro 2017

Embora Mariano Rajoy não tenha avançado com um nome, o ministro da Economia espanhol Luis de Guindos é um dos possíveis candidatos à vice-presidência do BCE.

O presidente do Governo espanhol confirmou esta sexta-feira que Espanha vai apresentar candidatura à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), mas não adiantou se irá avançar com o nome do ministro da Economia, Luis de Guindos, para o cargo.

Na conferência de imprensa após o último Conselho Europeu do ano, Mariano Rajoy garantiu que a Espanha apresentará a sua candidatura, mas disse não estar em condições de dar nomes específicos neste momento. O primeiro-ministro espanhol já confirmou através do Twitter.

Questionado sobre se Espanha está a considerar apresentar uma mulher à vice-presidência do BCE, depois de o Parlamento Europeu ter pedido maior igualdade de género, Rajoy enfatizou que sempre teve isso em conta. “Nós sempre tivemos isso em consideração e continuaremos a ter, o que significa”, acrescentou, que Espanha pode “apresentar um homem ou uma mulher para a vice-presidência do BCE”.

Segundo a agência EFE, Mariano Rajoy disse que falou sobre o assunto com os outros líderes europeus, embora não na cimeira europeia que terminou hoje, e lembrou que Espanha não apresentou um candidato para presidir ao Eurogrupo, uma posição que foi ocupada pelo ministro das Finanças português, Mário Centeno.

O vice-presidente do BCE, o português Vítor Constâncio, abandona o lugar em breve e o nome do ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, tem sido apontado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com Centeno no Eurogrupo, Espanha vai apresentar candidato para o lugar de Constâncio no BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião