Bolsas em queda à espera da Fed e BCE. Lisboa acompanha

O PSI-20 fechou em queda pela primeira vez esta semana, penalizado pelos setores da energia e do retalho.

As principais praças europeias fecharam a sessão em queda, numa altura em que os investidores aguardam pelas decisões de política monetária da Reserva Federal norte-americana (Fed) e do Banco Central Europeu (BCE). Lisboa acompanhou esta tendência e encerrou no vermelho pela primeira vez esta semana.

O PSI-20 perdeu 0,27%, para os 5.383,69 pontos, com seis cotadas em alta, uma inalterada e as restantes em queda.

A penalizar o principal índice acionista português esteve o setor energético e o retalho. Na energia, a EDP recuou 0,37%, para os 2,93 euros, enquanto a Galp perdeu 0,88% para os 15,73 euros por ação. Isto num dia em que o petróleo voltou às quedas, estando o barril de Brent, que serve de referência para o mercado nacional, a cair já mais de 1%, de volta para a casa dos 62 dólares.

No retalho, a Jerónimo Martins desvalorizou 1,07%, para os 16,17 euros por ação, enquanto a Sonae contrariou a tendência e avançou 3,63%, para 1,14 euros.

A queda mais expressiva coube à Pharol, que afundou mais de 8%, para os 28,7 cêntimos. Isto no dia em que a brasileira Oi, da qual a Pharol é acionista, apresentou o novo plano de reestruturação, onde propõe uma conversão de dívidas em ações.

No resto da Europa, a tendência de quedas foi generalizada. Os investidores aguardam pela decisão da Fed, que deverá anunciar, ao final da tarde desta quarta-feira, que vai aumentar a taxa de juro nos Estados Unidos. O mercado espera ainda pelas decisões do BCE e do Banco de Inglaterra, também tomadas esta semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas em queda à espera da Fed e BCE. Lisboa acompanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião