Google traz hub tecnológico para Oeiras. Cria 500 empregos em Portugal

  • Lusa e ECO
  • 24 Janeiro 2018

António Costa revelou em Davos que gigante vai abrir um centro de serviços, hub tecnológico, para a Europa, Médio Oriente e África, em Oeiras. Google confirmou ao ECO chegada a Portugal.

António Costa anunciou que a multinacional norte-americana Google vai instalar, a partir de junho, em Oeiras, um centro de serviços, hub tecnológico, para a Europa, Médio Oriente e África, arrancando com 500 empregos qualificados. Ao ECO, a Google já confirmou a chegada a Portugal e adiantou que o centro nacional será “totalmente dedicado aos fornecedores”.

“Havia vários países a disputar este investimento da Google. A gigante tecnológica americana escolheu Portugal“, revelou o primeiro-ministro em Davos, na Suíça, no âmbito do Fórum Económico Mundial, numa conferência intitulada “Porquê Portugal, porquê agora”, em que estiveram presentes os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e das Finanças, Mário Centeno.

Uma fonte oficial da autarquia de Oeiras adiantou à agência Lusa que o novo centro de serviços da multinacional norte-americana vai ficar instalado no Parque Empresarial Lagoas Park, em Porto Salvo.

O primeiro-ministro referiu este investimento da Google na sua intervenção, que abriu a conferência e que foi dedicada a apresentar Portugal a investidores estrangeiros como um país competitivo, sobretudo em matéria de captação de startup e investimentos tecnológicos.

 

“Entre muitos investimentos em perspetivas destaco um: Portugal vai em breve acolher um investimento da Google, que arrancará logo com a criação de 500 empregos qualificados“, disse. A maioria desses novos postos será na área da engenharia.

Fonte oficial do executivo português disse à Lusa que Portugal conseguiu este investimento da Google “no quadro de uma competição internacional muito forte”.

António Costa frisou ainda que Portugal apresenta as vantagens competitivas de ser um país com cidadãos que falam bem línguas estrangeiras, que tem boa formação académica no ramo das engenharias e que “investe forte na educação”. “Estas companhias também sabem que Portugal é uma porta para diferentes continentes”, completou o líder do executivo português no seu discurso.

Ao ECO, a porta-voz da Google avançou, por outro lado, que este investimento tem como objetivo “localizar alguns dos muitos fornecedores que apoiam as suas operações” nestas três regiões.

Isaltino Morais: Vinda do centro de serviços da Google reforça “novo ciclo”

A instalação deste centro reforça um “novo ciclo” no concelho, afirmou esta quarta-feira o presidente da autarquia de Oeiras, Isaltino Morais. “Esse é o nosso core e esse é o nosso objetivo: lançar um novo ciclo que promova a manutenção do nosso modelo de desenvolvimento local, assente na qualificação do nosso território e captação de instituições de referência, para promoção do emprego e da coesão social”, considerou, em comunicado, Isaltino Morais.

O presidente da autarquia aproveitou para dar “as boas vindas a uma das mais importantes multinacionais na área das Tecnologias de Informação e Comunicação mundial”. Segundo o autarca independente, “a iniciativa comprova que Oeiras é hoje o principal destino-sede das empresas de base tecnológica de Portugal”.

“A instalação do centro de serviços e um hub tecnológico para a Europa, Médio Oriente e África irá levar à criação de 500 empregos”, acrescenta o comunicado de Isaltino Morais.

(Notícia atualizada às 14h44 com reação do presidente da autarquia de Oeiras)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google traz hub tecnológico para Oeiras. Cria 500 empregos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião