Há 953 creches com apoio a horário alargado em todo o país

  • Margarida Peixoto
  • 24 Janeiro 2018

Segundo dados da Segurança Social, em todo o país, há 953 creches que beneficiam do apoio ao alargamento de horário. Em 2017 foram concedidos 111 novos apoios.

953 creches espalhadas por todo o país que já beneficiam do complemento ao horário alargado, adiantou esta quarta-feira a Segurança Social. Em causa está um apoio previsto no âmbito dos acordos de cooperação entre a Segurança Social e as IPSS que poderá agora vir a ser mobilizado para dar resposta aos trabalhadores da Autoeuropa.

Segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, este era o número de creches apoiadas para receberem as crianças num horário superior a 11 horas por dia, em todo o país, segundo dados de dezembro:

Fonte: Ministério do Trabalho e da Segurança SocialSegurança Social

No total há 1.862 creches com acordos de cooperação com a Segurança Social, o que implica que os acordos são concedidos em 51% dos casos.

Só em 2017 foram aprovados mais 111 novos complementos de horário em creche, face aos já existentes antes da assinatura do Compromisso de Cooperação com o Setor Social e Solidário para o biénio 2017-2018.

No caso da Autoeuropa, na sequência de um pedido de intervenção feito pela comissão de trabalhadores ao Governo, a Segurança Social já fez o trabalho de levantamento das vagas disponíveis em IPSS nas imediações da empresa. Uma hipótese em estudo é proporcionar o apoio às creches em causa para que estas alarguem os seus horários de acordo com as necessidades dos trabalhadores. Tal como o Executivo já tinha esclarecido na terça-feira, este não é um modelo de apoio exclusivo para a Autoeuropa.

Os recursos humanos da empresa e os serviços técnicos do centro distrital de Setúbal da Segurança Social têm uma reunião agendada para esta quarta-feira para estudar o assunto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 953 creches com apoio a horário alargado em todo o país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião