Um dia depois de o Fisco pedir aos contribuintes para atualizarem dados, site crashou

Já entrou no Portal das Finanças para atualizar o seu agregado familiar? O site está lento e, por vezes, essa funcionalidade fica mesmo indisponível. E chega mesmo a crashar.

Exemplo de uma das páginas de erro que aparece no Portal das Finanças.

O Portal das Finanças está com dificuldades técnicas. Além da lentidão, o site dá erro caso tente comunicar ou consultar o seu agregado familiar, como experimentou o ECO em várias tentativas. Esta dificuldade técnica surge um dia depois do Ministério das Finanças ter comunicado que os contribuintes têm até dia 15 de fevereiro para atualizar a informação sobre o agregado familiar.

Numa das tentativas para atualizar o agregado familiar, o Portal das Finanças mostra uma página que diz que “a funcionalidade que tentou aceder não se encontra disponível”. Por diversas vezes, o site fica a carregar indefinidamente, sendo que noutras dá mesmo erro. O browser utilizado foi o Google Chrome. Contactado pelo ECO, o Ministério das Finanças explica que estão a ser feitas atualizações no site e que o problema está a ser resolvido.

Exemplo de uma das páginas de erro que aparece no Portal das Finanças.

Esta funcionalidade onde se estão a verificar os principais problemas de acesso foi disponibilizada esta terça-feira. Em comunicado, o Ministério liderado por Mário Centeno anunciou que “já se encontra disponível no Portal das Finanças a funcionalidade que permite aos contribuintes comunicarem, com referência a 31 de dezembro de 2017, a composição do seu agregado familiar e outros dados relevantes, como a identificação matricial do imóvel que constitui a habitação permanente do agregado”.

Tal como acontece com a regularização das faturas, os contribuintes devem fazer esta atualização da informação do agregado familiar e da morada até dia 15 de fevereiro. Recorde-se que este ano o IRS não poderá ser entregue em papel. A declaração terá de ser submetida exclusivamente por via eletrónica pelo que os problemas informáticos ganham outra dimensão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um dia depois de o Fisco pedir aos contribuintes para atualizarem dados, site crashou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião