Trump puxa pelo dólar. Dow Jones em máximos

No dia em que Donald Trump chegou a Davos, o dólar valorizou após comentários contraditórios da Casa Branca. O Dow Jones renovou máximos numa sessão mista para Wall Street.

Trump falou em Davos para contradizer o seu secretário de Estado do Tesouro e o resultado foi claro: o dólar voltou a subir. Em Wall Street, a sessão foi mista com o Nasdaq a fechar em terreno negativo e o S&P 500 a ficar na linha de água. Já o Dow Jones continua a renovar máximos.

Steven Mnuchin disse que os Estados Unidos querem um dólar mais fraco o que, em teoria, beneficiaria as trocas comerciais. As declarações do secretário do Tesouro norte-americano foram proferidas esta quarta-feira em Davos. Como consequência o dólar começou a desvalorizar face às outras moedas.

Um dia depois, Donald Trump chegou à Suíça com uma mensagem diferente: “Eu quero um dólar forte“, disse numa entrevista à CNBC à margem do Fórum Económico Mundial. Se a divisa tinha vindo a perder força, as palavras de Trump inverteram o jogo. Neste momento, o dólar está a valorizar. Também esta quinta-feira o presidente do BCE tinha criticado os EUA por entrarem na guerra cambial.

Já Wall Street fechou esta quinta-feira sem uma direção definida. Numa altura em que as cotadas estão a apresentar resultados, o Dow Jones renovou máximos: o índice valorizou 0,54% para os 26.392,79 pontos. Já o S&P 500 ficou praticamente inalterado com uma subida ligeira de 0,06% para os 2.839,25 pontos. O mesmo aconteceu ao Nasdaq com uma variação negativa ligeira de 0,053% para os 7.411,16 pontos.

A Caterpillar foi a grande empresa a apresentar as suas contas trimestrais esta quinta-feira. Os resultados surpreenderam os mercados pela positiva, sendo que a cotada chegou a valorizar 2,8%. No entanto, os títulos fecharam com uma queda de 0,41% para os 169,37 dólares. Segundo dados da Reuters, 78% das cotadas divulgaram resultados mais positivos face ao esperado.

Depois de o mercado fechar, a Starbucks apresentou os seus resultados. A empresa anunciou falhou as metas para as vendas e as ações caíram mais de 3% na negociação eletrónica após o fecho do mercado. Por outro lado, as ações da Intel estão a subir mais de 4% depois dos resultados trimestrais da tecnológica terem superado as expectativas dos investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump puxa pelo dólar. Dow Jones em máximos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião