Porto: Plataforma da taxa turística já está disponível
É oficial, já está criada a plataforma para a cobrança da taxa turística no Porto. Taxa de dois euros começa a ser cobrada a partir de um de março a maiores de 13 anos.
Está oficialmente criada a plataforma para aplicação da taxa turística na cidade do Porto, a partir do próximo dia 1 de março. A informação consta no portal da Câmara Municipal do Porto.
Segundo aquela informação, até 28 de fevereiro, os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local da cidade deverão registar-se e proceder à credenciação na plataforma de modo a declarar a cobrança da referida taxa.
A Câmara do Porto, liderada por Rui Moreira tem ainda à disposição um manual de utilização e contactos na própria plataforma de modo a divulgar a informação sobre a taxa e o respetivo regulamento.
O regulamento da taxa municipal turística foi aprovado em dezembro último. A nova taxa no valor de dois euros por dormida e por pessoa, até ao máximo de sete noites, é aplicada ao hóspedes com mais de 13 anos, e é o dobro do valor cobrado em Lisboa.
Rui Moreira, tem repetido que a verba arrecadada com a taxa turística não servirá para investir no setor, devendo antes ser canalizada para “mitigar o impacto da pegada turística na cidade”.
No documento que deu luz verde à criação da taxa turística na cidade, Rui Moreira adiantava que “o sucesso do Porto enquanto destino de referência e em crescimento constante associado à população residente e à população migrante, que diariamente, acorre ao centro da cidade, implicam um aumento da pressão nos equipamentos públicos, nas infraestruturas, na via pública e no espaço urbano em geral”.
Dai, que acrescentava o autarca é fundamental “continuar a assegurar o Porto como destino de referência sustentável implicará que os turistas participem no pagamento das utilidades para si geradas pelo município, em limiares comportáveis, garantindo a equidade do valor a pagar, face ao desgaste inerente à pegada turística”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Porto: Plataforma da taxa turística já está disponível
{{ noCommentsLabel }}