Endesa investe 178 milhões em cinco parques eólicos em Espanha
A Endesa vai investir 178 milhões de euros na compra da espanhola Gestinver, que detém cinco parques eólicos na Galiza e na Catalunha. Negócio deverá ficar concluído no primeiro semestre do ano.
Na passada sexta-feira, a Endesa assinou um acordo para a compra da empresa espanhola de parques eólicos Gestinver, através da sua subsidiária Enel Green Power España (EGPE). A aquisição custou à energética 178 milhões de euros, que passará a deter cinco parques eólicos localizados na Galiza e na Catalunha, com uma capacidade de produção de 132 megawatts.
O negócio está a ser realizado com a Elawan Energy e com a Genera Avante, empresas proprietárias da Gestinver, por um total de 178 milhões de euros, que já incluem dívidas, de acordo com a informação anunciada pela Endesa, através de comunicado. Esta aquisição vai permitir à energética aumentar para cerca de 8% a sua participação no mercado de energia renovável espanhol.
Dois dos cinco parques eólicos estão localizados na Catalunha, na província de Tarragona — Les Forques e Montargull –, e têm uma capacidade de produção total de 74 megawatts. Os restantes três localizam-se na Galiza, na província de Lugo — Farrapa, Peña Revolta e Pousadoiro –, e uma capacidade conjunta de 57,5 megawatts. O negócio deverá ficar concluído no primeiro semestre de 2018, de acordo com a Endesa.
“Estes novos ativos, de alta qualidade, já estão operativos, o que representa um impacto positivo, significativo e direto no nosso Ebitda“, disse José Bogas, CEO da Endesa. Feita esta aquisição, a energética torna-se, então, responsável por mais de 1.806 megawatts de energia renovável em território espanhol, dos quais 1.749 megawatts são provenientes de energia eólica, 43 megawatts de energia hidráulica e 14 megawatts de outras fontes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Endesa investe 178 milhões em cinco parques eólicos em Espanha
{{ noCommentsLabel }}