Irlandês e espanhol na corrida ao lugar de Constâncio no Banco Central Europeu
O ministro espanhol Luis de Guindos e o governador do banco central irlandês Philip Lane são os dois candidatos à vice-presidência do Banco Central Europeu.
O lugar vazio deixado pelo português Vítor Constâncio no Banco Central Europeu já tem dois candidatos. A disputa será entre Luis de Guindos, ministro da Economia espanhol — candidato que Portugal apoia –, e Philip Lane, o atual governador do banco central irlandês.
“Ambas as candidaturas são excelentes e eu saúdo a iniciativa de ambos os países ao tornarem as duas nomeações públicas“, afirmou Mário Centeno, presidente do Eurogrupo, em comunicado enviado pelo grupo informal. O ministro das Finanças português garante que o processo decorrerá de forma transparente, tendo em conta as opiniões do Parlamento Europeu e do Banco Central Europeu.
Esta quarta-feira era o último dia para o Eurogrupo receber as candidaturas. A discussão entre os dois nomes será feita um dia antes, a 19 de fevereiro, na segunda reunião de Centeno enquanto presidente do Eurogrupo. No dia 20 de fevereiro, os ministros das Finanças deverão votar e recomendar um nome para nomeação do Conselho Europeu.
Tweet from @mariofcenteno
Para vencer os candidatos precisam de reunir o voto favorável de 72% dos Estados-membros da Zona Euro, ou seja, de 14 dos 19 países. Contudo, há uma segunda regra: esse conjunto de Estados terá de representar 65% da população da Zona Euro.
Após ouvir o Parlamento e o BCE, os chefes de Estado deverão tomar uma decisão final a 22 de março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Irlandês e espanhol na corrida ao lugar de Constâncio no Banco Central Europeu
{{ noCommentsLabel }}