Adega da Herdade do Freixo eleita “Edifício do Ano 2018”
A adega da Herdade do Freixo foi eleita "Edifício do Ano 2018", nos prémios ArchDaily. Subterrânea e em forma de espiral, foi escolhida num conjunto de 15 edifícios do mesmo género.
A adega da Herdade do Freixo foi distinguida com o prémio “Edifício do Ano 2018” da ArchDaily, na categoria de Arquitetura Industrial. Desenhada pelo arquiteto Frederico Valsassina, esta adega subterrânea foi a escolhida entre 15 edifícios do mesmo género, numa votação que contou com 100 mil leitores.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/02/production_img_4.jpg)
Localizada na Herdade do Freixo, no distrito de Évora, esta adega subterrânea com pouco mais de um ano, adota uma forma espiral e vai até aos 40 metros de profundidade. Composta por três pisos que acolhem vinhas plantadas, levou dez anos até estar concluída. A sua estrutura única, em espiral, permite que as uvas desçam para os lagares de forma natural, sem ser necessário recorrer a processos de bombagens.
Em declarações ao suplemento do Público (P3), o arquiteto Frederico Valsassina disse estar “expectante” em relação ao prémio. Por se tratar de um prémio angariado através dos votos dos leitores, explica que o torna numa distinção “mais interessante”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Adega da Herdade do Freixo eleita “Edifício do Ano 2018”
{{ noCommentsLabel }}