Trump quer privatizar Estação Espacial Internacional

  • Lusa
  • 12 Fevereiro 2018

Casa Branca está a estudar cortar os fundos federais partir de 2025 que garantem o funcionamento da Estação Espacial Internacional. Objetivo é passar estrutura para o setor privado.

A Casa Branca quer transformar a Estação Espacial Internacional (ISS) numa empresa privada, revelou o jornal Washington Post, que teve acesso a um documento interno da agência espacial americana NASA.

O objetivo da administração de Donald Trump será privatizar a ISS, que é dirigida pela agência espacial americana em articulação com a agência espacial russa.

Colocada em órbita terrestre baixa (350 quilómetros), a ISS é a maior e mais moderna estrutura já montada pelo homem no espaço, servindo como plataforma para missões e como laboratório para experiências espaciais conduzidas pelos Estados Unidos, Rússia, Japão, Canadá e pela agência espacial europeia, que agrupa 11 países.

Segundo o documento a que o jornal teve acesso, a Casa Branca deixará de apoiar com fundos federais o funcionamento da ISS a partir de 2025. “A NASA desenvolverá as suas parcerias comerciais e internacionais ao longo dos próximos sete anos para garantir a presença e o acesso contínuo de seres humanos à órbita terrestre baixa”, aponta o documento.

Para garantir a transição, a Casa Branca irá pedir uma “análise do mercado e planos de desenvolvimento” ao setor privado.

A NASA começou durante a presidência de George W. Bush a entregar a privados certas operações, como voos de abastecimento (que agora são responsabilidade de empresas como SpaceX e Orbital ATK), uma tendência que se acentuou com o Governo de Barack Obama.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump quer privatizar Estação Espacial Internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião