Fundação PLMJ empresta sete obras da arte a Espanha

  • ADVOCATUS
  • 15 Fevereiro 2018

A Fundação PLMJ vai emprestar sete obras da sua coleção ao Ministério de Educação, Desporto e Cultura de Espanha, no âmbito de uma exposição que decorre a partir de hoje até 15 de abril, em Madrid.

A Fundação PLMJ vai emprestar sete obras da sua coleção ao Ministério de Educação, Desporto e Cultura de Espanha, no âmbito da exposição “ESCALA 1:1. 21 Artistas Contemporáneos Portugueses. Una Reflexion sobre la Escala en la Arqutectura y la Obra de Arte”, que decorre a partir de hoje, até 15 de abril, na sala principal no Tabacalera Promoción del Arte, em Madrid.

Esta exposição, comissariada por Verónica de Mello, que propõe um exercício de dicotomia entre arquitetura e arte, junta alguns dos mais importantes artistas visuais portugueses, reconhecidos internacionalmente.

Este empréstimo vem ao encontro da estratégia da Fundação PLMJ, que pretende dar a conhecer junto dos mais variados públicos o melhor que a arte contemporânea lusófona tem para apresentar. Seguem para Espanha quatro obras fotográficas, da autoria de Nuno Cera, Rui Calçada Bastos, Rodrigo Oliveira e Ramiro Guerreiro, dois trabalhos em vídeo, de Helena Almeida e Ramiro Guerreiro, e uma escultura de Carlos Bunga.

"Esta exposição constitui uma magnifica oportunidade para aumentar a visibilidade das artes plásticas nacionais junto de um ambiente cultural tão conhecedor como o espanhol e, por extensão, junto dos inúmeros colecionadores e agentes culturais internacionais que acorrem ao ARCO Madrid neste mesmo período. Este empréstimo reflete a política da Fundação PLMJ de divulgar os artistas que integram a sua Coleção bem como a intenção de incentivar intercâmbios culturais e projetos de itinerância além fronteiras.”

Luís Sáragga Leal

Presidente do Conselho de Administração da Fundação PLMJ

Luís Sáragga Leal, Presidente do Conselho de Administração da Fundação PLMJ, considera que “esta exposição constitui uma magnífica oportunidade para aumentar a visibilidade das artes plásticas nacionais junto de um ambiente cultural tão conhecedor como o espanhol e, por extensão, junto dos inúmeros colecionadores e agentes culturais internacionais que acorrem ao ARCO Madrid neste mesmo período. Este empréstimo reflete a política da Fundação PLMJ de divulgar os artistas que integram a sua Coleção bem como a intenção de incentivar intercâmbios culturais e projetos de itinerância além- fronteiras.”

Sob o lema “Uma Sociedade de Advogados como Espaço de Cultura”, a Fundação PLMJ propõe-se contribuir para a divulgação das artes plásticas em Portugal, “ao apostar numa atividade regular no colecionismo, onde desenvolveu um acervo ilustrativo da criação artística contemporânea. Na sua coleção convivem nomes reconhecidos com outros em início de carreira, com trabalhos de natureza vária”, segundo comunicado do escritório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação PLMJ empresta sete obras da arte a Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião