Finanças dão mais um dia para validar faturas para o IRS e comunicar mudanças no agregado

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 15 Fevereiro 2018

Mensagem no Portal das Finanças diz que o prazo foi prorrogado para 16 de fevereiro. O mesmo acontece com o prazo da entrega da declaração periódica de IVA.

Afinal os contribuintes vão ter mais um dia para validar as faturas do IRS e comunicar ao fisco eventuais alterações no agregado familiar. Também o prazo de entrega da declaração periódica de IVA relativa ao quarto trimestre de 2017 foi prorrogado até 16 de fevereiro. A informação foi divulgada no Portal das Finanças.

“Informa-se que foram prorrogados até dia 16 de fevereiro, os prazos para” a “entrega da declaração periódica de IVA relativa ao 4.º trimestre de 2017”, a “comunicação e classificação das faturas” e a “comunicação do agregado familiar”, indica a mensagem.

Na reta final do prazo inicialmente previsto para validar despesas, o site e-fatura revelava problemas. E esta quinta-feira, tal como o ECO noticiou, houve relatos de dificuldades na entrega da declaração periódica de IVA.

Confrontada com a situação relativa à declaração trimestral do IVA, fonte oficial do Ministério das Finanças chegou a indicar ao ECO que não estava previsto “qualquer alargamento do prazo para entrega”, uma vez que o acesso já estava regularizado. Porém, a nota publicada no Portal das Finanças dá conta da prorrogação do prazo por mais um dia.

Validar faturas para garantir deduções

A confirmação de faturas no e-fatura é um passo essencial para garantir todas as deduções a que o contribuinte tem direito no IRS. Mas há outros prazos importantes a ter em conta.

A entrega da declaração ocorre entre 1 de abril e 31 de maio e num cenário em que o IRS Automático pode chegar a três milhões de famílias é importante atualizar os dados do agregado familiar, caso este tenha sofrido alterações em 2017. O mesmo se aplica a quem tem dependentes em guarda conjunta em situação de residência alternada, estabelecida em acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais. Aqui, o ECO explica os procedimentos a ter em conta.

(notícia atualizada às 23h13)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças dão mais um dia para validar faturas para o IRS e comunicar mudanças no agregado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião