A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 20 Fevereiro 2018

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A Galp aumentou lucros e dividendos em 2017, mas o mercado está pouco convencido com os números apresentados pela petrolífera. Ações descem 3% em Lisboa. O que se passa? O grupo CEFC China Energy pretende acelerar compra da petrolífera Partex à Fundação Calouste Gulbenkian e deixou para segundo plano a entrada no negócio segurador da Associação Mutualista Montepio.

A Galp Energia conseguiu aumentar os lucros em 2017 para os 602 milhões de euros e com isso vai melhorar o dividendo a distribuir aos acionistas. São boas notícias? Aparentemente, sim. Mas o mercado não está tão convencido com os números apresentados esta terça-feira pela petrolífera. E as ações derrapam 3% em Lisboa. O que se passa?

Os chineses da CEFC China Energy deixaram em “stand-by” o negócio segurador do Montepio para dar total prioridade à compra da Partex, a petrolífera colocada recentemente à venda pela Fundação Calouste Gulbenkian, sabe o ECO.

Com o mês de janeiro a caracterizar-se como quente e seco, a campanha de cereais irá ser a pior dos últimos cem anos, atingindo um mínimo histórico de 121 mil hectares. A previsão é do Instituto Nacional de Estatística (INE) que lançou esta terça-feira as estimativas relativamente à campanha agrícola de 2018.

Serão perto de 2.000 as empresas que esta terça-feira, em Gondomar, vão receber o galardão PME Excelência 2017. A distinção é atribuída pelo IAPMEI às empresas que se destacaram pelo desempenho socioeconómico. A maioria são de pequena e média dimensão, sedeadas no norte e centro do país, e concentram-se sobretudo nos setores da indústria (31,5%), comércio (25,8%) e turismo (20,1%).

As criptomoedas continuam nas bocas do mundo e, cada vez mais, pelos piores motivos. Somado a tantas outras reações negativas a esta forma de investimento, vem agora este hedge fund, de milhões de euros, descrever as moedas virtuais “como um dos golpes mais brilhantes da história”, e até tem uma forma bastante peculiar de se referir a elas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião