Os rapazes são melhores a Matemática e raparigas a Leitura?

  • Telmo Fonseca
  • 27 Outubro 2016

Quem é melhor em Matemática? A escola está parada no tempo? Os alunos são irresponsáveis e mal-agradecidos? Veja aqui as respostas a estas e a outras perguntas.

O Projeto aQeduto resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Este projeto visa explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA (estudo internacional desenvolvido pela OCDE, com a participação de cerca de 65 países, que avalia a literacia de jovens de 15 anos, que frequentem pelo menos o 7º ano de escolaridade), entre 2000 e 2012, tendo em conta três eixos fundamentais: os alunos, as escolas e o país.

Os responsáveis do aQeduto fizeram um sem número de perguntas sobre a educação em Portugal e foram às estatísticas procurar respostas. O ECO fez um best of das perguntas & respostas (reproduzidas em baixo) e algumas são surpreendentes.

Os alunos sabem menos?

Não. Entre 2000 e 2012, os alunos portugueses aumentaram os resultados médios a Matemática em cerca de 8% (de 450 pontos para 490 pontos), apesar da recessão económica.

q11-02

q11-03

Chumbar é uma segunda oportunidade para aprender?

Não. Esta prática não contribui para que os alunos que chumbam alcancem o mesmo nível de aprendizagem que os colegas que frequentam o 9º ano, mas que nunca chumbaram.

q11-04

q11-05

Os pais estão mais escolarizados?

Sim. O nível de escolaridade das mães aumentou, principalmente nos níveis mais baixos. Contudo, o impacto da escolaridade nos resultados é mais evidente quando combinado com o estatuto profissional.

q11-06

q11-07

A frequência no pré-escolar tem impacto nas aprendizagens?

Sim. Os alunos que frequentaram o pré-escolar obtêm, em média, um score PISA a Matemática mais elevado e apresentam uma probabilidade mais baixa de chumbar.

q11-08

q11-09

A escola está parada no tempo?

Não. A percentagem de escolas que, apesar de inseridas em meios desfavorecidos, consegue resultados médios a Matemática superiores a 500 pontos aumentou de 19% para 34%.

q11-10

O ambiente escolar está difícil?

Sim e não. Portugal é um dos países onde os alunos reportam maior nível de felicidade e onde o relacionamento com os professores parece ser muito favorável.

q11-11

q11-12

Escolas públicas e privadas: servem populações diferentes?

Sim. Portugal é o país onde a escola pública serve uma maior heterogeneidade de classes sociais. Por outro lado, a escola privada é só para alunos de classes sociais elevadas.

q11-13

Os alunos são irresponsáveis e mal-agradecidos?

Não. A maior parte dos alunos considera que o sucesso depende essencialmente do seu próprio esforço e que os professores os ajudam bastante.

q11-14

q11-15

Os rapazes são melhores a Matemática e raparigas a Leitura?

Não é tanto assim. Em geral, os alunos de 15 anos tendem a ter desempenhos muito semelhantes nos três domínios PISA.

q11-16

q11-17

Afinal, porque melhoraram os resultados na educação?

Por uma combinação de fatores. Entre 2003 e 2012, Portugal melhorou em 5% os resultados a Matemática, devido a múltiplos contributos, destacando-se o efeito positivo do trabalho das escolas.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os rapazes são melhores a Matemática e raparigas a Leitura?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião