Medir as audiências dos Outdoors? Em breve vai ser possível com o sistema de tracking da GfK

  • Rita Frade
  • 27 Fevereiro 2018

A GfK desenvolveu um sistema de "tracking" que vai permitir realizar estudos de audiência em meios "Out of Home". Este método de avaliação vai estar disponível a partir do segundo trimestre deste ano.

Se até aqui era difícil medir a exposição da população à publicidade exterior (por exemplo, a outdoors), em breve isso vai mudar. A GfK, empresa de estudos de mercado, desenvolveu um sistema tracking de mobilidade que vai permitir, pela primeira vez, realizar estudos de audiência no meio Out of Home (OOH).

Trata-se de um método de avaliação quantitativo e qualitativo inovador, desenvolvido em parceria com a PSE – Produtos e Serviços de Estatística, que irá permitir, não só conhecer melhor as audiências do meio OOH ou da publicidade exterior como também a mobilidade da população (por exemplo, rotinas).

"É uma solução diferenciadora para conhecer os perfis de mobilidade da população.”

António Salvador

Responsável da GfK em Portugal

O responsável da GfK em Portugal, António Salvador, diz ao ECO que esta “é uma solução diferenciadora para conhecer os perfis de mobilidade da população“, na medida em que “ainda não existe em Portugal um estudo de audiências para o outdoor“.

De acordo com o responsável da GfK, “esta é uma oportunidade que existe há muito no mercado“, mas que até à data não tinha sido possível implementar, pela “complexidade tecnológica” que envolvia. Para além disso, “os operadores não se mostravam tão disponíveis” como agora, detalha António Salvador.

"Todos olharam com interesse e não há anunciante nenhum que diga que não gostava de ter um estudo destes.”

António Salvador

Responsável da GfK em Portugal

Com a evolução da tecnologia, e perante a falta de dados sobre os consumidores de publicidade exterior, o desenvolvimento desta ferramenta tornou-se exequível. “Anunciantes, como a JCDecaux, a MOP ou a dreamMedia, mostraram-se bastante recetivos”, conta António Salvador.

Através dos dados fornecidos por este sistema de tracking é, assim, possível planear os investimentos no meio OOH, com um grau de incerteza menor e também de uma forma mais rentável.

Este sistema de tracking de mobilidade irá funcionar através de uma aplicação, que estará disponível tanto para iOS, como para Android. Inicialmente, será instalada no telemóvel de cerca de 4.000 pessoas escolhidas criteriosamente, com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos e residentes nas regiões da Grande Lisboa, Grande Porto, Litoral Centro, Litoral Norte e Faro.

A cada uma das pessoas será oferecido uma powerbank (carregador portátil para smartphones e tablets), para que os dispositivos móveis estejam sempre disponíveis e o estudo esteja, assim, em conformidade com os requisitos de qualidade necessários.

A GfK é uma das maiores empresas de estudos de mercado do mundo e uma importante fonte de informação sobre mercados e consumidores. Em Portugal, a GfK já produz estudos sobre as audiências televisivas.

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