Provedora de Justiça da UE avalia reunião de Durão e Katainen

  • ECO
  • 26 Fevereiro 2018

“Estamos conscientes das recentes notícias sobre Durão Barroso e iremos tê-las em conta no inquérito em curso", avançou o gabinete da provedora As conclusões serão conhecidas nas próximas semanas.

A provedora de Justiça da União Europeia, Emily O’Reilly, debruça-se sobre o encontro entre Durão Barroso e o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, que ambos assumiram ter tido no final do mês de outubro. Este encontro vai ser tido em conta no âmbito do inquérito acerca das funções assumidas por Durão Barroso no Goldman Sachs, como consultor para o Brexit.

Estamos conscientes das recentes notícias sobre Durão Barroso e iremos tê-las em conta no inquérito em curso, sobre o qual planeamos divulgar as conclusões nas próximas semanas”, avançou o gabinete da provedora europeia de Justiça ao Dinheiro Vivo.

Após a notícia do encontro, multiplicaram-se as reações. Tanto Barroso como Katainen rejeitaram que tenha havido lóbi. “Somos amigos. Conhecemo-nos há anos”, comentou Katainen, que garantiu ainda que se limitaram a “beber uma cerveja”. “Se alguém estava a fazer lóbi, era eu. Eu é que lhe falei da nossa agenda ambiciosa de comércio e defesa”, afirmou o comissário.

A Comissão Europeia (CE) veio também assegurar que o encontro “decorreu totalmente dentro da legalidade e do código de conduta. Mais tarde, o próprio presidente da CE, Jean-Claude Juncker, classificou esta polémica como um “não-assunto”. O próprio Goldman Sachs garantiu, em comunicado, que Durão Barroso sempre se recusou a representar o banco de investimento junto de responsáveis da União Europeia (UE), salientando que quaisquer encontros ocorridos são do foro pessoal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Provedora de Justiça da UE avalia reunião de Durão e Katainen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião