Katainen: “Temos todos os meios para ajudar” Portugal
Um dos quatro vice-presidentes da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, declarou que a CE terá "todos os meios" à disposição de Portugal no combate durante e após a "tragédia humana" dos incêndios.
Jyrki Katainen, o vice-presidente da Comissão Europeia, apresentou as suas condolências em representação da Comissão Europeia (CE) e declarou que a CE dispõe de “todos os meios e mecanismos”, sendo que alguns já estão a ser postos em ação e outros poderão ser ativados para a recuperação.
Após apresentar as condolências ao povo português, o responsável pela pasta do Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade declarou em Lisboa que a Comissão tem vindo a “recolher dados a todo o momento” a partir das autoridades portuguesas para apurar as necessidades e já está a atuar. O mecanismo de Proteção Civil da União Europeia já enviou também um oficial para ajudar na coordenação para a assistência com os restantes Estados-membros.
Acrescentou ainda que a Comissão poderá disponibilizar “com certeza” fundos estruturais até 95% para quaisquer “necessidades de construção” que se verifiquem após os incêndios estarem controlados.
O comissário para a ajuda humanitária e gestão de crises, Christos Stylianides já tinha garantido esta segunda-feira que “Portugal não está sozinho nesta altura difícil.”. Na altura das declarações, três aeronaves francesas e quatro aviões de Itália e de Espanha já haviam sido enviadas em auxílio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Katainen: “Temos todos os meios para ajudar” Portugal
{{ noCommentsLabel }}