Portugueses estão a comprar telemóveis mais caros
Os portugueses têm cada vez mais propensão para as compras. Em 2017, compraram telemóveis mais caros e mais eletrodomésticos de grandes dimensões, apontam dados divulgados pela GfK Portugal.
Os portugueses estão cada vez mais viciados em tecnologia e eletrónica — ou, pelo menos, é isso que parece ao olhar para números recentes da GfK Portugal. No ano passado, registou-se um “crescimento das vendas em praticamente todas as áreas dos produtos duráveis tecnológicos, eletrónicos e de telecomunicações”. “Os portugueses estão a comprar telemóveis mais caros” e cada vez mais eletrodomésticos grandes, sublinha também a GfK.
Gastos em produtos eletrónicos em 2017 vs. 2016
Através dos dados enviados pela GfK às redações, os gastos em equipamentos de telecomunicações dispararam 13,9% para 974 milhões de euros no total do ano passado, comparativamente com 2016 — só no quarto trimestre do ano, o segmento registou um crescimento homólogo de 18%. O segundo segmento mais expressivo no ano passado foi o dos “grandes eletrodomésticos”, que cresceu 10,8% em 2017 face a 2016, ou 13,1% entre outubro e dezembro, face ao período homólogo.
A GfK Portugal justifica estes dados como sendo uma consequência prática do “atual nível de confiança do consumidor”, que tem cada vez mais “propensão para a compra”. Outro fator a impulsionar as compras, sobretudo no segmento dos eletrodomésticos, é o “dinamismo do imobiliário”. A empresa antevê ainda que, este ano, se volte a registar uma “elevada propensão para comprar”. “Ao nível do sentimento dos consumidores portugueses, o importante indicador da propensão para comprar alcançou o valor mais alto do ano (13,8 pontos) em dezembro de 2017. A última vez que o indicador esteve acima deste valor foi em março de 2000”, recorda.
A juntar a este frenesim pelas compras surgem as expectativas de rendimentos dos portugueses “bastante positivas”, assim como as expectativas económicas “claramente” positivas dos consumidores nacionais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses estão a comprar telemóveis mais caros
{{ noCommentsLabel }}