Isabel dos Santos assegura que fica na Galp

  • ECO
  • 27 Fevereiro 2018

O jornal espanhol El Confidencial revela que estão em curso mudanças no capital da Galp, citando uma fonte da Amorim Energia. Isabel dos Santos garante que fica.

A Amorim Energia, o maior acionista da Galp, está a ponderar reduzir a posição de 33,34% que detém na maior petrolífera portuguesa, revelam fontes próxima da sociedade citadas pelo El Confidencial (acesso livre/conteúdo em espanhol). Na origem desta decisão estará, segundo o jornal espanhol, o distanciamento entre os acionistas da Galp, isto é a família Amorim, a Sonangol e Isabel dos Santos.

Perante esta notícia, ainda assim, uma fonte próxima de Isabel dos Santos garantiu ao ECO que a empresária não quer sair da petrolífera e tem uma posição acionista de longo prazo, precisamente através da Amorim Energia. E até ao momento não foi possível obter reações da familia Amorim ou da própria Sonangol.

De acordo com a notícia do El Confidencial, esta movimentação poderá também estar relacionada com as relações mais difíceis entre os dirigentes da Sonangol e Isabel dos Santos por causa dos dividendos da Galp, onde estão presentes de forma indireta. Com Isabel dos Santos sem margem de manobra na Sonangol e depois da morte de Américo Amorim, no verão de 2017, os laços históricos que uniam estes investimentos desapareceram, por isso, a família do “rei mundial da cortiça”, como lhe chama o El Confidencial, e a filha do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, decidiram soltar amarras na relação que têm na Amorim Energia. Sendo que tudo aponta para uma venda da participação, sublinha o jornal económico espanhol.

A questão não é trivial, sobretudo tendo em conta o facto de Amorim energia ter 33,34% da Galp, uma posição muito superior ao segundo maior acionista — o Estado português que detém 7% da petrolífera. A posição acionista da Amorim está avaliada pelo mercado em cerca de 3,8 mil milhões de euros.

O Grupo Amorim, a holding da família Amorim, detém 55% da Amorim Energia e os outros 45% da Amorim Energia são da Esperaza Holding que, por sua vez, tem uma participação maioritária da Sonangol, a petrolífera nacional de Angola. Este veículo conta com uma participação minoritária de Isabel dos Santos, a mulher mais rica de África e sócia de Américo Amorim em vários negócios. Além disso, Isabel dos Santos abandonou a liderança da Sonangol o ano passado, quando o atual presidente angolano, João Lourenço, a decidiu afastar do cargo, que tinha conseguido manter, num primeiro momento, depois de o seu pai ter abandonado os comandos do país ao fim de 38 anos.

A notícia sobre os trabalhos preliminares para avaliar o desinvestimento dos investidores da Amorim Energia surgem num momento de grandes movimentações no setor petrolífero. Recorde-se que, na semana passada, a Repsol vendeu a participação que tinha na Gás Natural à CVC por 3.816 milhões de euros. Também a Cepsa, controlada a 100% pelo fundo estatal dos emirados, International Petroleum Investment Company (IPIC) comprou 20% dos campos petrolíferos em Abu Dhabi.

(Notícia atualizada às 10h27 com informação sobre a posição de Isabel dos Santos)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel dos Santos assegura que fica na Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião