Lucros da Corticeira Amorim caem para 73 milhões

  • Lusa e ECO
  • 27 Fevereiro 2018

A corticeira gerida por António Rios Amorim notou uma quebra de quase 30% nos lucros face ao ano anterior.

A Corticeira Amorim finalizou 2017 com lucros de 73 milhões de euros, uma quebra de 28,9% face ao ano anterior. A empresa gerida por António Rios Amorim refere, contudo, que os resultados estão em linha com os do ano anterior se forem excluídos os efeitos da venda da US Floors em 2016, que ajudou aos lucros desse ano. Quanto aos dividendos, a corticeira quer distribuir 18,5 cêntimos por ação aos acionistas.

O resultado líquido de 73 milhões de euros “fica em linha com o do ano passado (+0,3%) excluindo o efeito da venda da US Floors em 2016”, refere a Corticeira Amorim no comunicado enviado à Comissão dos Mercados e Valores Mobiliários (CMVM). A corticeira encaixou 30 milhões de euros com a venda de uma participação de 25% que detinha na US Floors.

As vendas aumentaram 9,2% em 2017, contabilizando 701,6 milhões de euros. Por unidades de negócio, a unidade rolhas cresceu 12,8% para os 477,1 milhões de euros. Foi esta a unidade que consolidou a atividade das sociedades Bourrassé e Sodiliège. Sem isso, o crescimento das vendas teria sido de 6,7%.

Já a unidade de negócio revestimentos aumentou as vendas em 3,8% para 121,5 milhões de euros e as vendas da unidade matérias-primas subiram cerca de 5% para os 156,1 milhões de euros.

Quanto ao EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações), este foi de 133,6 milhões de euros, com a empresa a dizer que a “melhoria da margem bruta compensou o incremento dos custos operacionais, resultante do aumento da produção”.

A empresa indicou ainda que, face aos lucros de 2017, o Conselho de Administração decidiu propor à assembleia-geral de acionistas (de 13 de abril) a distribuição de um dividendo bruto de 18,5 cêntimos por ação.

(Notícia atualizada às 8h30 com mais informação)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Corticeira Amorim caem para 73 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião