Bloco apresenta requerimento para ouvir em comissão Bruto da Costa, que morreu em 2016

BE pediu a audição de Bruto da Costa, no âmbito dos trabalhos da comissão de acompanhamento que definirá a estratégia para o Portugal 2030. Só que o sociólogo morreu em 2016.

A comissão parlamentar para acompanhar a negociação das perspetivas financeiras e do próximo quadro comunitário de apoio arrancou quarta-feira com a apreciação das várias personalidades que os partidos querem ouvir no âmbito dos trabalhos que vão desenrolar-se ao longo dos próximos seis meses. O Bloco de Esquerda, no seu requerimento entregue já fora de prazo, pediu a audição do antigo conselheiro de Estado e antigo presidente do Conselho Económico e Social, Alfredo Bruto da Costa.

Contudo, o sociólogo, que ficou conhecido por defender que aos pobres se deve dar “o peixe e a cana” — numa resposta à máxima “não lhe dês o peixe, ensina-o a pescar” — morreu a 11 de novembro de 2016, aos 78 anos.

O requerimento do Bloco, entregue a todos os deputados que compõem a comissão eventual de acompanhamento do processo de definição da Estratégia Portugal 2030, apresenta o nome de Bruto da Costa no âmbito das “audições a realizar”. Os deputados Heitor Sousa e Paulino Ascenção pedem a “devida compreensão para a falta de tempestividade na entrega” do requerimento já que o prazo se tinha esgotado na segunda-feira. Um deadline já revisto pela segunda vez e que o PCP também não cumpriu, já que o requerimento comunista deu entrada por volta das 13h00 de terça-feira. De sublinhar que só o CDS e o PS entregaram os seus requerimentos dentro do prazo original.

Perante a constatação do erro, esta quinta-feira foi entregue uma nova versão do requerimento, onde o nome de Bruto da Costa já não consta e são acrescentados o Centro de Investigação em Tecnologias Agroambientais e Biológicas da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, o Mecanismo Nacional de Monitorização da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e os professores Rui Cortes e José Reis.

O Bloco de Esquerda enviou ao ECO, na quarta-feira, o seu requerimento depois do artigo publicado nessa manhã onde se dava conta de que a lista do BE não era conhecida. O email chegou à redação às 16h09. O ECO questionou o Bloco sobre a inclusão de Bruto da Costa na lista de personalidades, mas fonte oficial do partido explicou que se tratou de “um lapso” e que “o requerimento enviado ao ECO não seguiu para os deputados” da comissão. Mas, como o ECO confirmou, a primeira versão que os deputados receberam também tinha o nome do sociólogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco apresenta requerimento para ouvir em comissão Bruto da Costa, que morreu em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião