Marcelo diz que crescimento sustentável é preocupação de todos em Portugal

  • Lusa
  • 2 Março 2018

Presidente da República falava, esta sexta-feira, a propósito de declarações do vice-presidente da Comissão Europeia sobre a necessidade de Portugal tomar medidas para um desenvolvimento sustentado.

O Presidente da República afirmou hoje que o crescimento sustentável do país tem sido uma preocupação de todos, Governo e oposição, e alertou para fatores externos ao país que podem condicionar a economia nacional.

“Isso tem sido a preocupação de todos em Portugal, que esse crescimento seja sustentado. No que dependa de nós, estamos todos de acordo, na área do Governo e na oposição, que é preciso mais investimento, e isso felizmente está a acontecer, mais turismo e mais exportações, o que felizmente também está a acontecer, porque é isso é que dá crescimento sustentável”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado falava no Porto, em resposta aos jornalistas a propósito de declarações do vice-presidente da Comissão Europeia sobre a necessidade de Portugal tomar medidas para um desenvolvimento sustentado.

O Presidente da República reconheceu que, relativamente a esse crescimento, existem realidades que o país “não controla”, como a imposição de medidas protecionistas por parte da América, a “evolução política em países europeus e a evolução económica europeia”.

“Há realidades que não controlamos. Não controlamos o que se vai passar com a política americana de aumentar as taxas sobre as importações de produtos europeus. Não controlamos a evolução política em países europeus e a evolução económica na Europa. Isso não depende de nós”, observou.

Questionado sobre a necessidade de Portugal aumentar o investimento público, Marcelo frisou que o país tem tido “mais investimento privado e, como se tem visto na execução orçamental, o investimento público tem aumentado”.

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, alertou na quinta-feira para uma nova crise económica, que chegará “mais tarde ou mais cedo”, defendendo que os Estados-membros devem estar “prontos e mais bem preparados” para a enfrentar.

“A crise vai chegar, mais tarde ou mais cedo. Precisamos de estar prontos e mais bem preparados para enfrentar os desafios”, afirmou Valdis Dombrovksis numa conferência em Lisboa.

Lembrando que a União Europeia está “num momento económico positivo”, o vice-presidente da Comissão Europeia defendeu que “é importante usar este momento para pôr em prática o que precisamos para fortalecer a União Económica e Monetária”.

Anteriormente, na mesma conferência, também o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, tinha alertado para os perigos de uma nova crise económica na União Europeia.

“Não estamos totalmente a salvo ainda. Há ainda algumas coisas que precisamos de fazer, e algumas são muito urgentes”, disse, como avançar na redução e partilha do risco entre os Estados-membros do euro.

Para o líder do grupo dos ministros das Finanças da zona Euro, é importante haver uma coordenação que promova “uma rapidez que não existia antes da crise”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo diz que crescimento sustentável é preocupação de todos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião