Maior IPO do mundo era para ser este ano. Passou para 2019

  • ECO
  • 12 Março 2018

A Saudi Aramco devia entrar em bolsa este ano, mas o processo vai atrasar. A empresa que será responsável pelo maior IPO de sempre decidiu adiar a operação até ao próximo ano.

A Saudi Aramco quer ir para a bolsa. A ideia era colocar as ações no mercado de capitais ainda este ano, protagonizando aquela que será a maioria oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa) de sempre. No entanto, a dificuldade em encontrar investidores que garantam a avaliação de dois biliões de dólares vai fazer derrapar a operação para, no mínimo, 2019.

De acordo com o Financial Times (acesso pago), vários responsáveis britânicos foram avisados pelos sauditas que a colocação das ações da petrolífera estatal será adiada. A Saudi Aramco tem a intenção de dispersar as ações em Londres, sendo que a escolha deste mercado para o fazer não estará em causa, mas a estreia em bolsa só acontecerá no próximo ano.

A Arábia Saudita pretende vender uma posição de 5% na maior petrolífera do mundo, operação que faz parte de um programa de reformas do país que procura fontes de financiamento alternativas às do petróleo. No entanto, os bancos de investimento responsáveis pela colocação das ações estão a ter algumas dificuldades em obter a verba que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman pretende.

A Saudi Aramco pretende ficar avaliada em dois biliões de dólares com a entrada em bolsa. No entanto, os dados financeiros da empresa, bem como os operacionais, têm sido mantidos em segredo há décadas. Esse facto torna mais difícil convencer investidores a comprarem ações da companhia estatal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior IPO do mundo era para ser este ano. Passou para 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião