Rex Tillerson é o 36.º membro da administração Trump a sair. Segue-lhe Pompeo

  • Juliana Nogueira Santos
  • 13 Março 2018

O secretário de Estado foi afastado por vontade do presidente, numa altura em que Donald Trump se prepara para começar as negociações com a Coreia do Norte.

Rex Tillerson deixou o cargo de secretário de Estado a pedido de Donald Trump.DR

O presidente dos Estados Unidos anunciou esta terça-feira que Mike Pompeo, diretor da CIA, vai ser o novo secretário de Estado da sua Administração. De saída está Rex Tillerson, o 36.º membro da equipa a abandonar a Casa Branca neste primeiro ano e meio de administração Trump.

A substituição foi anunciada por Trump na sua conta oficial de Twitter, agradecendo a Tillerson pelo “seu serviço” e afirmando que Pompeo irá fazer um “fantástico trabalho”. Para o lugar de liderança da agência de inteligência norte-americana entrou Gina Haspel, a primeira mulher a ocupar este cargo.

Segundo os meios de comunicação norte-americanos, Donald Trump já tinha pedido ao secretário de Estado para se afastar na sexta-feira passada, o que levou Tillerson a interromper a sua viagem de Estado a África, para estar de volta a Washington esta segunda-feira.

A tensão entre Trump e Tillerson era já conhecida fora das grades do número 1600 da Avenida Pensilvânia, sendo que o presidente achava que o seu secretário de Estado tinha uma mentalidade muito “conservadora”. Via agora, antes de começar as negociações com a Coreia do Norte, a oportunidade de renovar a sua equipa.

Após 41 anos à frente da gigante petrolífera norte-americana ExxonMobil, Rex Tillerson reformou-se para assumir a pasta responsável pelas relações internacionais dos Estados Unidos da América. O empresário saiu dos negócios que o ligavam à indústria do petróleo, tendo na altura recebido 180 milhões de dólares como reforma. Não se sabe agora qual será o seu destino.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rex Tillerson é o 36.º membro da administração Trump a sair. Segue-lhe Pompeo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião