Putin reeleito com 76,67% dos votos
O Presidente assegurou o seu quarto mandato, podendo permanecer no Kremlin até 2024. A reeleição é conseguida com mais votos do que os previstos nas sondagens.
O Presidente russo, Vladimir Putin, foi reeleito para um quarto mandato com 76,67% dos votos, quando estavam contabilizados a quase totalidade dos boletins (99,8%), nas eleições deste domingo, que contaram com uma participação de 67,4%, segundo a comissão eleitoral.
De acordo com os últimos dados da Comissão Eleitoral Central, Putin obteve o apoio de 56,1 milhões de cidadãos, mais 10,5 milhões que na eleição de 2012, quando regressou ao Kremlin após um mandato de quatro anos como primeiro-ministro.
A votação, que permite a Vladimir Putin permanecer no Kremlin até 2024, também foi melhor do que previam as sondagens nas últimas semanas.
Putin aos 65 anos vai assim assumir, sem surpresa, o quarto mandato presidencial após a sua primeira eleição em 2000, para além de ter assumido o cargo de primeiro-ministro entre 2008 e 2012. Nos primeiros dois mandatos presidenciais Putin cumpriu quatro anos, em cada um, à frente do Kremlin, tendo a duração dos mandatos sido ampliada para seis anos a partir de 2012.
O principal adversário de Putin, o comunista Pavel Grudinin, teve uma votação de menos de 12%. O único candidato que criticou abertamente o Presidente durante a campanha eleitoral, a estrela de televisão Ksenia Sobchak, obteve menos de dois por cento dos votos.
O líder da oposição, Alexei Navalny, foi afastado da corrida presidencial. Era o único considerado com capacidade de mobilizar dezenas de milhares de pessoas, mas foi acusado pelas autoridades de “repetida violação” da lei sobre a organização de manifestações e proibido de concorrer ao escrutínio devido a uma antiga condenação judicial, que considera encenada pelo Kremlin.
Grupos da oposição planeiam uma manifestação para hoje na capital russa, Moscovo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Putin reeleito com 76,67% dos votos
{{ noCommentsLabel }}